Por: CEPROL

O CEPROL vem a público manifestar profunda preocupação diante do grave episódio ocorrido nesta terça-feira, 9 de julho, em uma escola do município, onde um aluno de apenas 11 anos teria ameaçado uma colega com um objeto cortante dentro do ambiente escolar.


Nossos professores e professoras garantem o direito à educação de crianças e adolescentes e enfrentam profundas desigualdades sociais. Estamos todos os dias diante de inúmeras situações, porque somos o poder público mais próximo das famílias.


Quando uma criança ameaça outra dentro da escola, é preciso olhar com atenção para todas as dimensões do caso. Não se trata apenas de punir, mas de compreender o que leva uma criança a agir com violência.


Não podemos naturalizar a violência nas escolas. É preciso enfrentar suas causas com diálogo, responsabilidade e uma rede de proteção ativa.


O cuidado com os/as estudantes é parte do nosso trabalho pedagógico, mas a parceria com as famílias é essencial!


É no convívio familiar que se formam os primeiros valores de respeito, empatia e convivência, que depois são levados para a sala de aula.


Por isso, é essencial que as famílias se aproximem da escola, participem do cotidiano escolar e estejam abertas ao diálogo, atuando como parceiras na formação integral das crianças e adolescentes.


Combater a violência nas escolas começa em casa, com atenção, escuta e presença.


É por isso que o CEPROL reforça a campanha “Em defesa da educação pública: Basta de violência nas escolas!” e reafirma a necessidade da participação de toda a comunidade escolar.

Criado em: 11/07/2025 14:46


Categoria: Notícias | Acessado: 88 vezes

Notícias


👥CONSELHO POLÍTICO SINDICAL

(Notícias)

Nesta terça-feira (19/11) às 18h ocorrerá o nosso conselho político sindical reunindo com as representações eleitas nas escolas para dialogar e definir coletivamente as ações do sindicato. Participe!O link da reunião irá para o grupo do CPS.🍏CEPROL: UNIDADE NA DIVERSIDADE.

NA PRESSÃO CONTRA A PEC 32

(Notícias)

📢 ALERTA GERAL: PEC 32 QUER ACABAR COM SERVIÇO PÚBLICO E DIREITOS!A PEC 32, a famigerada Reforma Administrativa, está de volta e ameaça:✖ FIM DA ESTABILIDADE✖ CORTE DE DIREITOS✖ TERCEIRIZAÇÃO EM MASSA✖ ATAQUE AOS SINDICATOSResultado? Serviços públicos precários e direitos históricos perdidos!NÃO VAMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS!👉 Envie AGORA uma...

SAO LEOPOLDO 200 ANOS

(Notícias)

SAO LEOPOLDO 200 ANOSNossas perspectivas para uma cidade do futuro são pensadas para esse novo tempo para a sociedade. Para tanto, precisamos de uma educação livre da exploração do capital, com políticas públicas e projetos sociais que fortaleçam o bem comum acima dos interesses individuais e do mercado para que...