Por: CEPROL

🍏O CEPROL Sindicato lançou nesta semana a campanha “Basta de Violência nas Escolas”, uma mobilização que visa conscientizar a comunidade escolar sobre a urgência de combater as diferentes formas de violência que têm ameaçado o ambiente educacional em todo o país.

🛜A ação será intensificada nas redes sociais do sindicato com a divulgação de conteúdos informativos, além de orientações práticas sobre como prevenir e responder a situações de risco dentro e fora das salas de aula com a divulgação da cartilha “Guia sobre Prevenção e Resposta à Violência às Escolas”, que agora está disponível para toda a categoria docente e comunidade interessada.

🟡 Acesse a cartilha completa: Clique aqui!

🛑A violência nas escolas, conforme destaca o guia lançado, vai além de atos extremos como tiroteios: inclui também violências simbólicas, discriminações, agressões físicas, bullying, abandono estrutural e até negligência institucional e provoca insegurança e instabilidade emocional em estudantes, professores e famílias.

✊🏾A presidente do CEPROL, Cris Mainardi, destaca que “Nosso papel enquanto sindicato é também o de defender os direitos humanos e combater todo tipo de violência. A escola não pode se tornar um espaço de medo. Com essa campanha, reafirmamos o nosso compromisso coma luta por uma educação pública segura, democrática e acolhedora.”


📘 Sobre a cartilha

Produzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o documento apresenta um amplo panorama sobre as causas, características e formas de enfrentamento à violência nas instituições de ensino. 

📖Com linguagem acessível e fundamentação técnica, a cartilha orienta desde professores e gestores até familiares e estudantes sobre como reconhecer e prevenir sinais de risco, estratégias de acolhimento emocional e construção de cultura de paz, o papel das famílias e da gestão democrática escolar, o que fazer em caso de ameaças reais ou boatos, e muito mais


📢 Participe e compartilhe

O CEPROL convida todas e todos os professores, estudantes e responsáveis a se engajarem nesta luta por escolas livres da violência. A campanha "Basta de Violência nas Escolas" pode ser acompanhada pelo Instagram, Facebook e site do sindicato.

📲 Use a hashtag #BastaDeViolênciaNasEscolas

📤 Compartilhe os materiais da campanha e fortaleça essa rede de proteção


Juntas, podemos transformar o medo em mobilização e construir escolas que eduquem para a liberdade, a empatia e a cidadania.

Criado em: 24/04/2025 11:58


Categoria: Notícias | Acessado: 479 vezes

Notícias


ALERTA CONTRA GOLPES

(Notícias)

Têm circulado mensagens, supostamente em nome de escritórios de advocacia, solicitando informações pessoais ou pagamentos de nossas sócias e sócios, a fim de “liberar recursos de processos judiciais”.Diante disso, o Escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, responsável pela Assessoria Jurídica do CEPROL e pelos processos judiciais da categoria docente...

CEPROL ENTREVISTA | RAONA DENISE POHREN

(Notícias)

RAONA DENISE POHRENDiretora Municipal de Educação Básica da SMEDNa tarde de terça-feira, 18 de fevereiro, o Ceprol Sindicato recebeu a visita da pedagoga Raona Denise Pohren, 44 anos. Raona tem 25 anos de trabalho no magistério. Natural de Novo Hamburgo, começou...

14 de abril - DIA NACIONAL PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

(Notícias)

🍏Educação inclusiva é atender às necessidades de todas, todos e todes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras, e promover um ambiente de aprendizagem acolhedor e adaptado, que reconheça e respeite as diferenças individuais, oferecendo oportunidades iguais para o desenvolvimento pleno de cada pessoa.✊🏽Por...