Por: CEPROL

Março é sempre um mês especial para a categoria docente, composta majoritariamente por mulheres. É um período de muita luta, reflexões e oportunidade de avanço nos direitos das mulheres, mas também é o início da Campanha Salarial, que busca a valorização da profissão, melhores condições de trabalho e direitos para todas as educadoras e educadores municipais de São Leopoldo.
O mês foi marcado por diversas iniciativas que reforçam o protagonismo feminino na educação. A estreia do programa "Sala de Professoras", no dia 20 de março, na Rádio Berlinda News, trouxe destaque para o projeto "Mulher Pode" da EMEF Chico Xavier, iniciativa que promove debates sobre igualdade de gênero no ambiente escolar. A escola ainda promoveu um evento no dia 22 de março, que contou com apresentações culturais, feira e diálogo com a comunidade sobre o papel fundamental das mulheres na sociedade.
CAMINHADA DAS MULHERES
O ponto alto do mês foi a Caminhada das Mulheres, organizada em parceria com o Fórum de Mulheres de São Leopoldo. Originalmente prevista para o 8 de março, a mobilização foi adiada para o último sábado (29) devido à onda de calor extremo.
A caminhada tomou as ruas da Avenida Independência, no centro da cidade, reunindo diversas entidades, como associações de bairro, cozinhas solidárias, lideranças políticas e coletivos feministas. "É lindo de ver nós todas juntas aqui. Para além da alegria de estarmos reunidas, precisamos ratificar nossa luta todos os dias e mostrar nossa força, porquê nossas lutas são importantes.", afirma a dirigente do CEPROL, Simone Silveira, na abertura da Caminhada.
Com faixas e palavras de ordem, as participantes reforçaram a necessidade de combater a violência de gênero. "Nós estamos sempre reivindicando por uma sociedade mais justa e isso perpassa pela luta dos direitos das mulheres. Este ano, o CEPROL se une ao Fórum das Mulheres mais uma vez para lutar por pautas importantes como o fim da escala 6x1, pela prevenção às enchentes e em defesa do Estado Laico.", afirma a presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, durante a caminhada.
O encerramento do Mês da Mulher não significa o fim da luta. Pelo contrário: a caminhada simboliza a resistência diária e a união necessária para avançar em direitos.
CAMPANHA SALARIAL
Este ano, o CEPROL busca um reajuste salarial de 14,27%, mais 1,7% retroativo a 1º de janeiro de 2025, conforme a Lei Federal nº 11.738/2008 referente ao Piso Salarial Nacional do Magistério e a Equiparação do Programa de Alimentação ao valor recebido pelo SEMAE e incidência do percentual do índice de reajuste da revisão salarial anual sobre o Programa de Alimentação, retroativa à data-base (Lei Municipal nº 6055/2006), além de outras pautas específicas construídas com a participação ativa de todas as escolas do município.
A pauta já foi apresentada ao Executivo Municipal e as reuniões de retorno estão marcadas para esta semana: quarta-feira (02) para discutir as pautas específicas da categoria, e quinta-feira (03) a pauta geral (reajustes salariais e Programa de Alimentação).
A Assembleia Geral para apreciar a contraproposta do governo municipal está marcada para a quinta-feira (03), às 18h. O local da assembleia ainda será divulgado pela direção do sindicato, que chama toda a categoria para participar.
Criado em: 01/04/2025 11:19