Por: CEPROL

📚 Hoje, no Dia dos Aposentados, o CEPROL homenageia quem dedicou a vida à educação e à construção de um futuro mais digno. 💪✨ Sua luta e legado inspiram gerações e continuam fortalecendo nossa caminhada por justiça e direitos! ❤️🎉 #Gratidão | DIA NACIONAL DO APOSENTADO E DA APOSENTADA |  O Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, foi estabelecido pela Lei nº 6.926, de 1981, em celebração da instituição da primeira lei brasileira de Previdência Social, em 1923 – até então, não existia esse direito, não havia previdência social no país, nem lei que garantisse renda às pessoas inativas. Até o começo dos anos 20 do  século XX, se uma pessoa deixasse de trabalhar, mesmo depois de uma vida inteiro de labuta, a menos que tivesse feito por conta própria investimentos – o que era algo raríssimo e restrito às classes médias formadas pelo funcionalismo público da época –, o trabalhador e a trabalhadora dependia do acolhimento da família ou ficava à mercê da própria sorte.

O primeiro passo para mudar tal situação foi o surgimento da Lei Eloy Chaves, aprovada em 24 de janeiro de 1923. Ela criou a obrigação de as empresas ferroviárias criarem Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) para seus funcionários. Pela nova lei, as CAPs eram formadas por contribuições de 3% dos salários mensais dos funcionários e de 1% da renda bruta anual da empresa, além de outras fontes de receita estabelecidas na norma. O modelo de contribuições patrões e empregados para a formação da aposentadoria destes últimos é utilizado até hoje. A Lei Eloy Chaves é considerada a pedra fundamental do sistema de previdência social no Brasil. Foi a partir dela que nosso sistema previdenciário se estruturou.

Hoje a previdência social está inscrita nos direitos sociais previstos na Constituição brasileira e a aposentadoria é um direito constitucional de todos os trabalhadores urbanos e rurais. Cento e dois anos depois da publicação da Lei Eloy Chaves, o Brasil possui todo um arcabouço legal que garante um mínimo de renda e dignidade às pessoas que passaram suas vidas labutando diariamente por uma existência digna.

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu que a idade mínima para se aposentar é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. No entanto, as regras para se aposentar mudam a cada ano para um determinado grupo de contribuintes. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para ambos os sexos.

PROFESSORAS E PROFESSORES

Em relação aos docentes, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos; e os homens, aos 59 anos. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens. A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.

O RPPS EM SÃO LEOPOLDO

O município de São Leopoldo tem o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) cujos fundos são administrados pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (IAPS). Detalhes sobre a Previdência dos municipários leopoldenses você encontrar em post anterior no Instragram do Ceprol, no site do Ceprol e na Revista Ceprol em Ação nº 3 – que você pode pedir pelo WhatsApp (51) 99378-1262.

Criado em: 24/01/2025 13:44


Categoria: Notícias | Acessado: 171 vezes

Notícias


CEPROL - 34 anos

(Notícias)

🌟 Ceprol comemora 34 anos de lutas e conquistas como sindicato🌟📍 Em 13 de setembro de 1990, o Ceprol conquistou oficialmente seu registro sindical, marcando um passo histórico na defesa dos direitos dos professores municipais de São Leopoldo. Embora fundado em 1984 como Centro dos Professores Municipais Leopoldenses, na época,...

Anelise Manganelli/CAMPANHA SALARIAL 2023

(Notícias)

CAMPANHA SALARIAL 2023 / PISO, CARREIRA E REAJUSTE. LIVE com Anelise Manganelli, economista do DIEESE.Assista! Entenda porque São Leopoldo não está pagando o PISO.UNIDADE E LUTA! Valorização Já!#pagueopisovanazzi#CEPROLSOMOSNÓS

Valorização!

(Notícias)

📢 O CEPROL esteve reunido no dia 4 de fevereiro com sindicatos de diversos municípios do Rio Grande do Sul para organizar a fundação da Federação dos Trabalhadores Municipais (FETAM-RS) na CUT-RS.A criação da FETAM-RS é um passo fundamental para fortalecer a luta coletiva,...