Por: CEPROL

As direções do CEPROL, 14º Núcleo do CPERS, SIMEV, SISME e SINDSERV Caxias do Sul reuniram-se virtualmente nesta terça-feira (16/09) para dar encaminhamento à campanha unificada em defesa dos serviços públicos envolvendo toda a comunidade.


A reunião alinhou estratégias de uma campanha que surge como resposta a um cenário de tentativas de desmonte sistemático dos serviços (Reforma Administrativa), o aumento da violência, do assédio e da criminalização dos servidores públicos, em especial dos professores.


O objetivo geral da campanha é reverter a narrativa de ódio e desvalorização, posicionando os serviços públicos e seus trabalhadores como pilares essenciais para uma sociedade justa e igualitária. A estratégia passa por conscientizar a população, engajar a comunidade e pressionar o poder público por mais investimentos, valorização e respeito.


Os principais eixos da campanha incluem:


* Levar à população a mensagem de que a defesa da escola, do posto de saúde, do CRAS e de outros equipamentos públicos é fundamental para uma melhor qualidade de vida para todos e todas.

* Demonstrar o elo entre a violência nas escolas e nos serviços públicos, o discurso de ódio e a falta de investimento com a lógica neoliberal de privatização e terceirização.

* Mobilizar famílias, alunos, professores, funcionários e a sociedade civil organizada em defesa do bem comum.

* Desenvolver instrumentos como um protocolo de segurança contra violencia e assédio para exigir ações do poder público e oferecer suporte jurídico, administrativo e de saúde mental aos profissionais vítimas de violência.

* Pressionar parlamentares para barrar a Reforma Administrativa, através da plataforma "Pressionar e Resistir".


Outubro: Mês de Luta e Valorização


Os sindicatos definiram o mês de outubro como o período central de desenvolvimento da campanha. A data não foi escolhida ao acaso: o período celebra o Dia do/a Professor/a (15 de outubro) e o Dia do/a Servidor/a Público/a (28 de outubro). 


A campanha será, portanto, uma frente de luta por investimentos, valorização e respeito aos serviços públicos e seus trabalhadores que garantem na prática os direitos mais fundamentais da população (saúde, educação, assistência social).


Acompanhe as redes sociais dos sindicatos e junte-se à essa luta!

Criado em: 17/09/2025 13:06


Categoria: Notícias | Acessado: 184 vezes

Notícias


Em palestra no I Conceprol Ladislau Dowbor

(Notícias)

"Resgatar a Função Social da Economia: uma questão de dignidade humana."Resumo: Estamos enfrentando novos desafios, com a convergência das crises ambientais, da desigualdade, do caos financeiro, da fragilização das democracias. Mas também com novas oportunidades, em particular com os avanços tecnológicos, a sociedade do conhecimento, a conectividade global, o potencial...

Campanha Nacional Pelo Direito à Educação

(Notícias)

Nesta quinta-feira (13/02), a presidenta do Ceprol, Cris Mainardi, como representante da região sul na campanha nacional pelo direito à educação, esteve reunida em SP com o comitê diretivo da campanha para avaliar o triênio da rede (2022-2024), debater e construir o plano estratégico 2025-2028. Precisamos nos...

Teto de Gastos do Prefeito Heliomar

(Notícias)

Limita os investimentos em serviços essenciais, fixando um índice do IPCA acrescido de até 30% do crescimento real da Receita Corrente Líquida (RCL).Na prática, ela impõe um teto rígido de investimentos, independentemente das necessidades sociais ou da expansão dereceitas vinculadas.Caso essa regra estivesse em vigor nos anos anteriores:2023:...