Por: Ceprol

Na manhã desta segunda-feira (24/02), o CEPROL esteve na SMED informando sobre a previsão de calor extremo para os próximos dias. A crise climática é uma realidade e o calor extremo traz sérios riscos à saúde, impacta nas rotinas das escolas, nas condições de trabalho de profissionais e na aprendizagem de estudantes. É indispensável uma ação imediata por parte da mantenedora para proteger as comunidades escolares do calor extremo através de medidas concretas. A escola deve ser um lugar salubre, pois é um ambiente que precisa proporcionar condições para o ensino-aprendizagem. Especialistas afirmam que as altas temperaturas comprometem a capacidade de raciocínio das pessoas e favorecem a desidratação, a exaustão e o adoecimento. 

Neste sentido, solicitamos providências urgentes da mantenedora para garantir a saúde de profissionais e estudantes nas escolas públicas municipais emitindo orientações e promovendo um ambiente saudável com o uso de ar-condicionado.  

Solicitamos a autonomia das escolas para avaliar com as comunidades escolares alternativas para garantir a saúde de estudantes e profissionais, decidindo coletivamente sobre as estratégias para enfrentar o calor, a necessidade de suspensão das aulas e a forma de recuperação do/s dia/s letivos. 

Os impactos causados pelo calor na saúde desses/as profissionais é uma questão de doença relacionada ao trabalho e instâncias como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), devem incidir junto com a mantenedora para que todas as escolas municipais estejam equipadas com aparelhos de ar condicionado e que possuam rede elétrica que comporte o seu uso. 

Seguimos unidos/as em defesa da escola pública e da docência, lutando por melhores condições de trabalho e pelo direito à educação.


https://www.instagram.com/p/DGdo-xLJ7Sk/?igsh=a3V4ZGR5ZXhneHNl

Criado em: 24/02/2025 14:09


Categoria: Notícias | Acessado: 426 vezes

Notícias


28 de outubro - Dia dos servidores e servidoras públicas

(Notícias)

Neste dia, agradecemos o trabalho das servidoras/es que cuidam da população, mesmo enfrentando precarização e muitas vezes sem a estrutura adequada. São a linha de frente que opera as políticas públicas que promovem mais igualdade e oportunidades para todos/as (educação, saúde, assistência, segurança).Somos professoras, merendeiras, enfermeiras, guardas, assistentes...

CEPROL lança campanha “BASTA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS” 🤚

(Notícias)

🍏O CEPROL Sindicato lançou nesta semana a campanha “Basta de Violência nas Escolas”, uma mobilização que visa conscientizar a comunidade escolar sobre a urgência de combater as diferentes formas de violência que têm ameaçado o ambiente educacional em todo o país.🛜A ação será intensificada nas redes sociais do...

Ensinar é comunicar - Dia Nacional das Comunicações

(Notícias)

Hoje é um dia dedicado à reflexão sobre o papel das comunicadoras e o combate à desinformação. Isso nos faz lembrar jornalistas, publicitários, influenciadores…Mas hoje, queremos lembrar que ser professora é comunicar todos os dias.A sala de aula é um espaço vivo de troca, onde a comunicação vai...