Por: CEPROL

Na noite desta terça-feira (13/05), o Conselho Político Sindical do CEPROL esteve reunido de forma virtual para tratar da prestação de contas do sindicato, da avaliação da Campanha Salarial, da campanha Basta de Violência nas Escolas e discussão das demandas da categoria.
O Tesoureiro do CEPROL, Felipe da Silva, iniciou a reunião apresentando a prestação das contas dos últimos 6 meses, aprovadas pelo Conselho Fiscal, destacando a sustentabilidade e saúde financeira do sindicato.
Em seguida, o Conselho fez uma avaliação da Campanha Salarial 2025 e da conjuntura municipal, destacando a vitória em torno da concepção do Piso Nacional do Magistério, com o reajuste de 1,7% no Nível 1, Letra A, na carreira do magistério, retroativo à janeiro de 2025, que também é aplicado às professoras aposentadas por paridade.
Além disso, a atuação da direção do sindicato e da comissão de negociação foi fundamental, lembrando que a primeira proposta de reajuste proposta pelo executivo foi rejeitada na mesa por desrespeitar o Estatuto dos Servidores e a Lei do Piso do Magistério, o que fez com que imediatamente, o governo revisse a sua posição e propusesse outros índices que foram debatidos nas duas Assembleia seguintes.
Os representantes sindicais levantaram também as questões e desafios das professoras da rede municipal, envolvendo o aumento da violência contra as professoras, a exaustão e sobrecarga da profissão, a falta de estrutura para uma educação inclusiva de qualidade, entre outras demandas.
Frente à isso, o CEPROL está mobilizando a Campanha Basta de Violência nas Escolas para mapear os casos na Rede Municipal de Ensino, conscientizar a sociedade sobre o aumento da violência nas escolas e propor medidas concretas para a construção de um ambiente de respeito, dignidade e paz nas instituições de ensino.
Diante dos avanços conquistados na Campanha Salarial 2025 e dos importantes debates levantados sobre as condições de trabalho e os desafios enfrentados pelas professoras da rede municipal, a atuação firme da direção do CEPROL e da categoria demonstra a força da mobilização coletiva em defesa da valorização profissional e da qualidade da educação pública.
Criado em: 14/05/2025 13:23