Por: CEPROL

Na noite desta terça-feira (13/05), o Conselho Político Sindical do CEPROL esteve reunido de forma virtual para tratar da prestação de contas do sindicato, da avaliação da Campanha Salarial, da campanha Basta de Violência nas Escolas e discussão das demandas da categoria.


O Tesoureiro do CEPROL, Felipe da Silva, iniciou a reunião apresentando a prestação das contas dos últimos 6 meses, aprovadas pelo Conselho Fiscal, destacando a sustentabilidade e saúde financeira do sindicato. 


Em seguida, o Conselho fez uma avaliação da Campanha Salarial 2025 e da conjuntura municipal, destacando a vitória em torno da concepção do Piso Nacional do Magistério, com o reajuste de 1,7% no Nível 1, Letra A, na carreira do magistério, retroativo à janeiro de 2025, que também é aplicado às professoras aposentadas por paridade.


Além disso, a atuação da direção do sindicato e da comissão de negociação foi fundamental, lembrando que a primeira proposta de reajuste proposta pelo executivo foi rejeitada na mesa por desrespeitar o Estatuto dos Servidores e a Lei do Piso do Magistério, o que fez com que imediatamente, o governo revisse a sua posição e propusesse outros índices que foram debatidos nas duas Assembleia seguintes.


Os representantes sindicais levantaram também as questões e desafios das professoras da rede municipal, envolvendo o aumento da violência contra as professoras, a exaustão e sobrecarga da profissão, a falta de estrutura para uma educação inclusiva de qualidade, entre outras demandas.


Frente à isso, o CEPROL está mobilizando a Campanha Basta de Violência nas Escolas para mapear os casos na Rede Municipal de Ensino, conscientizar a sociedade sobre o aumento da violência nas escolas e propor medidas concretas para a construção de um ambiente de respeito, dignidade e paz nas instituições de ensino.


Diante dos avanços conquistados na Campanha Salarial 2025 e dos importantes debates levantados sobre as condições de trabalho e os desafios enfrentados pelas professoras da rede municipal, a atuação firme da direção do CEPROL e da categoria demonstra a força da mobilização coletiva em defesa da valorização profissional e da qualidade da educação pública.

Criado em: 14/05/2025 13:23


Categoria: Notícias | Acessado: 301 vezes

Notícias


GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRIMEIRA REUNIÃO DA CEM ORGANIZA PROCESSO ELEITORAL DE EQUIPES DIRETIVAS

(Notícias)

Na tarde de ontem, ocorreu a primeira reunião da Comissão Eleitoral Municipal (CEM) que deu início ao processo de eleição das equipes diretivas das escolas da rede municipal de São Leopoldo.A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a participação do Secretário Jefferson Falcão, que deu...

CEPROL NO ENCONTRO NACIONAL DO COMITÊ DAS MULHERES DA ISP

(Notícias)

A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, participa nos dias 26 e 27 de maio do Encontro Nacional promovido pelo Comitê de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos (ISP Brasil), em Brasília. O evento teve como tema central a luta pela ratificação da Convenção nº 190 da OIT, que trata da...

NÃO À PEC 66 - PRESSIONAR E RESISTIR

(Notícias)

🚨 ALERTA DE MOBILIZAÇÃO URGENTE! 🚨⚠️ Atenção! Amanhã, dia 15/07, a PEC 66/2023 poderá ser votada na Câmara dos Deputados!📢 É hora de agir! Pressione os deputados e deputadas a votarem CONTRA a PEC 66/2023!🔗 CLIQUE AQUI E ENVIE SEU E-MAIL AOS PARLAMENTARES: https://pressionareresistir.com.br/campanha/em_defesa_dos_servicos_publicosÉ rápido e fácil!Cada voz...