Por: CEPROL

Na noite desta quarta-feira, 7 de maio, a Presidente do CEPROL, Cris Mainardi, representante da Região Sul do Comitê Técnico, participou do 1º Encontro Nacional Virtual dos Comitês Regionais 2025 da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 

O evento contou com a presença de lideranças como Daniel Cara e Andressa Pellanda, que destacaram os principais desafios e estratégias da luta pela construção de um Plano Nacional de Educação (PNE) verdadeiramente democrático e inclusivo.


Uma conjuntura desafiadora

Durante a análise de conjuntura, Daniel Cara ressaltou o contexto de forte tensão política e social que permeia a tramitação do novo PNE no Congresso Nacional. 

Um dos principais pontos de preocupação é a crescente influência do agronegócio, de setores religiosos conservadores e empresariais na definição das políticas educacionais. 

Segundo Cara, o cenário atual exige um esforço ainda maior de mobilização. “Estamos enfrentando um neoliberalismo autoritário, com forças empresariais muito bem financiadas atuando dentro do Parlamento. Mas temos legitimidade técnica e política, porque estamos no chão dos municípios. Precisamos virar esse jogo com coesão e força coletiva”, destacou.


Mais de 350 emendas e mobilização popular

A articulação da Campanha já construiu centenas de emendas para o novo Plano Nacional de Educação, fruto do trabalho de base da sociedade civil e dos comitês regionais. 

A coordenadora geral da Campanha, Andressa Pellanda, ressaltou que o setor neoliberal do Congresso está tentando se colocar como neutro, sem ideologia utilizando um discurso mais inclusivo. 

A Campanha agora se organiza para garantir que essas propostas sejam levadas aos parlamentares. Para isso, estão previstas ações como envio de e-mails, mobilizações nas redes sociais (incluindo twitaços no X) e articulações via WhatsApp com parlamentares e suas assessorias.

Os comitês estaduais terão que realizar seus encontros com o objetivo de alinhar os planos estaduais de educação ao novo PNE, cuja aprovação está prevista até dezembro. 

Um documento orientador com diretrizes, avaliações e diagnósticos também será divulgado para subsidiar os fóruns subnacionais na formulação de propostas críticas e alinhadas à realidade dos territórios.


Sindicato em defesa da educação pública

O CEPROL reafirma seu compromisso com a luta em defesa de uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade. Estaremos mobilizados junto aos demais comitês regionais para ampliar nossa atuação e garantir que o novo Plano Nacional de Educação contemple os direitos de todos e todas.

Criado em: 08/05/2025 10:43


Categoria: Notícias | Acessado: 258 vezes

Notícias


Assembleia Geral rejeita proposta do governo

(Notícias)

Na noite desta segunda-feira (07), foi realizada a Assembleia Geral no Colégio São Luís, que debateu e rejeitou as propostas apresentadas pelo Executivo Municipal na reunião de negociação do dia 04/04.O governo ofereceu 1,7% retroativo do piso do magistério e IPCA de 5,06% em duas parcelas: 2,53% em...

VISITA AO CME/SL

(Notícias)

Nesta manhã (14/06), o CEPROL esteve no CME/SL para divulgar o I CONCEPROL e buscar parceria do colegiado para os debates da educação da nossa rede.O CME entende como uma...

Texto da Reforma administrativa de Hugo Motta segue em segredo

(Notícias)

A proposta de reforma administrativa em debate no Congresso Nacional segue sendo tratada como segredo de Estado. Mais de 100 dias após a criação do grupo de trabalho (GT) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REP-PB), e coordenado por Pedro Paulo (PSD-RJ), nenhum texto oficial foi apresentado à...