Por: CEPROL

A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, participa nos dias 26 e 27 de maio do Encontro Nacional promovido pelo Comitê de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos (ISP Brasil), em Brasília. O evento teve como tema central a luta pela ratificação da Convenção nº 190 da OIT, que trata da eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, e o fortalecimento da Política Nacional de Cuidados (Lei 15.069/2024).
A atividade, realizada no Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, reúne lideranças sindicais de todo o país para debater estratégias e ações de combate à violência de gênero, bem como para discutir a implementação da Política Nacional de Cuidados nos estados e municípios, que vem como uma necessidade: pensar, ao mesmo tempo, em quem precisa de cuidados e em quem cuida.
Cris Mainardi levantou a luta das educadoras, denunciando nacional e internacionalmente o avanço da violência de gênero nas escolas. "As violências sofridas pela nossa categoria perpassam pelas questões de gênero, refletida tanto na desvalorização da nossa profissão quanto no aumento de casos de assédio moral, intimidação, ameaças, agressão física e verbal que atingem as professoras nos territórios", alertou a dirigente.
A participação da presidenta do CEPROL nesse importante encontro marca um novo momento para o sindicato. Em assembleia recente, o CEPROL aprovou sua filiação à Internacional dos Serviços Públicos, fortalecendo sua atuação no cenário internacional e somando-se a uma ampla rede de sindicatos que lutam por justiça social, direitos trabalhistas e igualdade de gênero em todo o mundo.
A filiação à ISP reforça o compromisso do CEPROL com uma pauta sindical conectada aos desafios globais enfrentados pelas trabalhadoras da educação e fortalece a organização em defesa dos serviços públicos.
Criado em: 26/05/2025 14:16