Por: CEPROL

A direção do CEPROL Sindicato apresentou e teve aprovada uma Moção de apelo em defesa das aposentadorias dos servidores e servidoras municipais e contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 38/2023 (PEC 38) durante o Congresso da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), realizado entre os dias 9 e 12 de abril, na cidade de Beberibe, no Ceará.


A moção, agora oficializada como posicionamento da CONFETAM, denuncia os impactos nocivos da PEC 38, que pretende impor a todos os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios brasileiros as mesmas regras de aposentadoria dos servidores civis da União. A proposta, protocolada em agosto de 2023 com o apoio de 180 deputados federais, é considerada um duro ataque aos direitos conquistados pelos servidores e servidoras públicas.


A PEC 38 impõe a redução dos benefícios dos servidores e servidoras que, não apenas pagarão contribuições mais elevadas e deverão cumprir mais tempo de contribuição do que os segurados do Regime Geral, mas também não mais terão uma regra de cálculo que lhes assegure benefícios de acordo com a média de suas contribuições.

 

Aprovar essa moção na CONFETAM é um passo fundamental na construção de uma mobilização nacional em defesa das aposentadorias municipais. Esta é uma luta por justiça e por reconhecimento a quem dedicou sua vida ao serviço público.


Diante disso, a direção do CEPROL está com agenda marcada com Deputadas e Deputados do Congresso Nacional para apresentar a moção e reafirmar a contrariedade à PEC 38, reivindicando que os parlamentares se posicionem da mesma forma e abram espaço para um debate sério e democrático sobre a sustentabilidade dos regimes próprios municipais. 

Criado em: 16/04/2025 10:38


Categoria: Notícias | Acessado: 101 vezes

Notícias


1º de abril é uma deixa para falar de FAKE NEWS!

(Notícias)

Todo mundo gosta de uma boa pegadinha no Dia da Mentira, não é mesmo? Aquelas mentirinhas bobas, como dizer que a aula foi cancelada ou que a prova vai ser surpresa, todo mundo ri e ninguém se machuca.O problema é quando as "mentirinhas" deixam de ser brincadeira e...

NOTA DE REPÚDIO E CONCLAMAÇÃO À LUTA

(Notícias)

Por 8 votos a 3, STF permite que novos servidores sejam contratados via CLT e sem estabilidadeO Supremo Tribunal Federal (STF) validou na quarta-feira, 6 de novembro de 2024, um duro golpe contra o funcionalismo público em todo o Brasil. Embora completamente inconstitucional,...

CEPROL participa de Conferência Nacional sobre saúde do trabalhador e alerta para precarização do trabalho

(Notícias)

O CEPROL Sindicato participou nesta terça-feira (23), da 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador em tempos de precarização do trabalho!”.O evento virtual promovido pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - CUT (Confetam/CUT), reuniu lideranças sindicais...