Por: CUT/RS

Começa hoje (22/08) a 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, com o tema “A vida não tem hora extra”, no Salão de Atos Pompéia, em Porto Alegre. O encontro reunirá dirigentes, delegados e delegadas eleitos nas assembleias de base para debater a conjuntura, fortalecer a organização sindical e construir coletivamente um plano de lutas estadual alinhado às diretrizes da CUT Nacional.


“Nós teremos em torno de 350 entre delegados e convidados, para discutir e debater o nosso plano de lutas e nossas atividades para o próximo período. É por meio dessa construção coletiva que a Central Única dos Trabalhadores, age como a representante dos trabalhadores e dos sindicatos filiados, buscando a melhoria da qualidade de vida da massa trabalhadora do estado do Rio Grande do Sul, mas também a melhoria da qualidade de vida de todo o povo”, afirma a coordenadora da 17ª Plenária, Silvana Piroli. 


Debates, cultura e construção coletiva

A programação, que vai até o sábado (23/08), contará com debates com convidados e convidadas especiais, discussão e aprovação do Regimento Interno da CUT-RS. Apresentação e construção coletiva do Plano de Lutas e momentos culturais e de acolhida aos participantes.

Entre os temas em pauta estão a redução da jornada de trabalho, por meio da campanha “A vida não tem hora extra”, a luta pelo fortalecimento do movimento sindical e dos direitos trabalhistas. O combate ao avanço da extrema direita, a defesa da soberania brasileira, também fazem parte da construção coletiva da plenária.


Rumo à Plenária Nacional

A etapa estadual é também preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o país para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora.


“A CUT-RS quer contribuir não só com os direitos dos trabalhadores, quer contribuir com um Brasil soberano, solidário e voltado na defesa dos interesses da classe trabalhadora.” explica Silvana.

Criado em: 22/08/2025 10:46


Categoria: Notícias | Acessado: 222 vezes

Notícias


O Brasil enfrenta risco de apagão de professores

(Notícias)

Texto da descrição: "O mundo e o Brasil vivem um apagão de professores e pesquisas recentes mostram o desinteresse da juventude em ingressar nas carreiras do magistério por todos os motivos acima expostos.Atualmente, 54% dos...

PEC 66 aprovada, mas tivemos conquistas importantes e mobilização continua

(Notícias)

A PEC 66 foi aprovada, mas tivemos conquistas importantes! A temida Emenda n° 5, que era uma nova Reforma da Previdência, foi barrada, tanto na Comissão Especial quanto no Plenário.Graças à mobilização coletiva, a PEC segue para o Senado sem ataques a aposentados e pensionistas.Também conseguimos impedir qualquer tentativa de...

Outubro Rosa: Juntos na Luta Contra o Câncer de Mama

(Notícias)

Neste mês de conscientização, o Ceprol se une à campanha Outubro Rosa...