Por: CUT/RS

Começa hoje (22/08) a 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, com o tema “A vida não tem hora extra”, no Salão de Atos Pompéia, em Porto Alegre. O encontro reunirá dirigentes, delegados e delegadas eleitos nas assembleias de base para debater a conjuntura, fortalecer a organização sindical e construir coletivamente um plano de lutas estadual alinhado às diretrizes da CUT Nacional.


“Nós teremos em torno de 350 entre delegados e convidados, para discutir e debater o nosso plano de lutas e nossas atividades para o próximo período. É por meio dessa construção coletiva que a Central Única dos Trabalhadores, age como a representante dos trabalhadores e dos sindicatos filiados, buscando a melhoria da qualidade de vida da massa trabalhadora do estado do Rio Grande do Sul, mas também a melhoria da qualidade de vida de todo o povo”, afirma a coordenadora da 17ª Plenária, Silvana Piroli. 


Debates, cultura e construção coletiva

A programação, que vai até o sábado (23/08), contará com debates com convidados e convidadas especiais, discussão e aprovação do Regimento Interno da CUT-RS. Apresentação e construção coletiva do Plano de Lutas e momentos culturais e de acolhida aos participantes.

Entre os temas em pauta estão a redução da jornada de trabalho, por meio da campanha “A vida não tem hora extra”, a luta pelo fortalecimento do movimento sindical e dos direitos trabalhistas. O combate ao avanço da extrema direita, a defesa da soberania brasileira, também fazem parte da construção coletiva da plenária.


Rumo à Plenária Nacional

A etapa estadual é também preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o país para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora.


“A CUT-RS quer contribuir não só com os direitos dos trabalhadores, quer contribuir com um Brasil soberano, solidário e voltado na defesa dos interesses da classe trabalhadora.” explica Silvana.

Criado em: 22/08/2025 10:46


Categoria: Notícias | Acessado: 305 vezes

Notícias


Teto de Gastos do Prefeito Heliomar

(Notícias)

Limita os investimentos em serviços essenciais, fixando um índice do IPCA acrescido de até 30% do crescimento real da Receita Corrente Líquida (RCL).Na prática, ela impõe um teto rígido de investimentos, independentemente das necessidades sociais ou da expansão dereceitas vinculadas.Caso essa regra estivesse em vigor nos anos anteriores:2023:...

CEPROL NO ENCONTRO NACIONAL DO COMITÊ DAS MULHERES DA ISP

(Notícias)

A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, participa nos dias 26 e 27 de maio do Encontro Nacional promovido pelo Comitê de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos (ISP Brasil), em Brasília. O evento teve como tema central a luta pela ratificação da Convenção nº 190 da OIT, que trata da...

BERLINDA NEWS ENTREVISTA

(Notícias)

“Toda a categoria fica abaixo porque o nível 1 é o básico da carreira de professores”O nível 1, que tem 52 professores, está em extinção,. São profissionais de carreira aprovados em concurso sem a exigência do curso superior. Para o Ceprol, o grupo tem direito a receber o...