Por: CEPROL

Na noite desta quinta-feira (05/06), o CEPROL reuniu virtualmente o seu Conselho Político Sindical para tratar de pautas fundamentais da categoria e debater os desafios enfrentados pela educação pública.


EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, BASTA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


Entre os principais pontos discutidos, esteve a Campanha “Em Defesa da Educação Pública: Basta de Violência nas Escolas”, que vem sendo articulada pela direção do sindicato com amplo diálogo com a sociedade. 


O Conselho destacou a urgência de ampliar essa mobilização, diante do aumento dos casos de violência no ambiente escolar, e ressaltou a importância de envolver toda a comunidade na construção de soluções.


Foi aprovada também a pesquisa do CEPROL que irá para as escolas, devendo ser respondido por todos/as professores e professoras da rede, associados ou não, concursados e contratados, que tem objetivo de mapear os tipos de violência que ocorrem nos territórios.


Com essa pesquisa, será possível agir estrategicamente na promoção de uma cultura de paz, na criação de protocolos de proteção e no apoio direto às professoras e professores que enfrentam situações de risco em seu cotidiano escolar.


Plano Nacional de Educação


Também foi destacada a importância da participação ativa da categoria nos debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em processo de construção e definirá os rumos da educação pública brasileira nos próximos anos. 


O PNE servirá de base para a construção dos PEEs e PMEs. O CEPROL defende uma grande conferência de educação em São Leopoldo para debater e construir coletivamente o PME.


Neste contexto, o CEPROL realizará, durante a Semana de Ação Mundial (SAM), entre os dias 9 e 16 de junho, uma live especial em parceria com a CONFETAM. Este evento será um marco, pois é a primeira vez que a Confederação conta com uma Secretaria de Educação, sinalizando uma nova fase na luta por políticas educacionais de alcance nacional


EM DEFESA DAS APOSENTADORIAS E DOS DIREITOS


Em relação à PEC 66, os servidores conquistaram uma vitória importante no ano passado, quando foi possível retirar da proposta o trecho que pretendia impor as regras do Regime Geral de Previdência aos servidores públicos municipais e estaduais. 


No entanto, o texto segue em tramitação no Congresso Nacional, e é fundamental que a categoria se mantenha em estado de alerta, já que há risco de que esse ponto seja reinserido durante as sessões. 


O CEPROL reforça a necessidade de mobilização permanente para garantir que nenhum direito das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público seja retirado.


Além disso, as PECs 32 e 38 também foram debatidas, por proporem mudanças estruturais que podem fragilizar ainda mais os serviços públicos e as condições de trabalho das servidoras e servidores. O CEPROL permanece vigilante e atuante na defesa intransigente dos direitos da categoria.



O conselho também debateu pautas específicas das escolas e identificou diversos problemas na educação que precisam ser retomados. Além disso, reforçou a importância da luta pela HALLE sem fragmentação das professoras com jornada de 25 horas.


A reunião do Conselho Político Sindical reafirma o compromisso do CEPROL com a construção democrática de uma educação pública de qualidade, segura e com a valorização de todas as trabalhadoras e trabalhadores da educação.


Criado em: 06/06/2025 11:58


Categoria: Notícias | Acessado: 128 vezes

Notícias


CEPROL e Fórum de Equipes Diretivas discutem pautas da educação e estratégias em defesa da escola pública municipal

(Notícias)

Na tarde desta segunda-feira (11/08), o Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (CEPROL) esteve reunido, de forma virtual, com o Fórum de Equipes Diretivas para tratar de temas centrais da educação e construir ações conjuntas em defesa da escola pública municipal. Todas as escolas da rede estiveram representadas no...

COMISSÃO ESPECIAL APROVA A PEC 66/2023

(Notícias)

CONGRESSO INIMIGO DO POVO: COMISSÃO ESPECIAL APROVA A PEC 66/2023Enquanto defendem os super ricos, penalizam os trabalhadores!A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 avançou perigosamente na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (15), com a aprovação do relatório do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na Comissão Especial. Dos parlamentares presentes, somente...

Reforma do Imposto de Renda: "Um passo para a justiça tributária"

(Notícias)

📢 O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizou hoje (03/09) uma formação com o tema “Reforma do Imposto de Renda: um passo para a justiça tributária”.🍏 A presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, participou do evento que debateu a urgência de uma reforma tributária...