Por: CEPROL

O CEPROL repudia as declarações infundadas, caluniosas e gravemente ofensivas proferidas pelo deputado federal Nicolas Ferreira contra a categoria de professoras do Brasil.
Em sua fala, o parlamentar afirmou, sem apresentar qualquer prova ou evidência concreta, que “a gente tem visto um monte de professor colocando filmes pornográficos em sala de aula”, “usando de sua posição hierárquica para poder colocar conteúdos eróticos” e ainda que há “professor, inclusive, que fez alunos se beijarem”.
Tais acusações, além de falsas, deslegitimam e criminalizam a profissão, incitam a hostilidade contra educadores, colocando-os em situação de risco e vulnerabilidade perante a sociedade. O discurso de ódio é o combustível da violência nas escolas.
Exigimos respeito. Os professores e professoras deste país são profissionais sérios, formadores de cidadãos e responsáveis por transmitir conhecimento, valores de respeito e pensamento crítico. São diariamente confrontados com desafios imensos, desde a falta de recursos até a desvalorização salarial.
Não compactuamos com narrativas que usam a mentira como instrumento político para degradar a educação em troca de likes e visibilidade.
Que a sociedade brasileira rejeite esses tipo de político sensacionalista e reconheça o trabalho indispensável realizado pelos educadores em todas as salas de aula do Brasil.
Seguiremos vigilantes e em luta pela valorização da educação pública, laica, gratuita e de qualidade e pela defesa intransigente da honra e da dignidade de todos os professores e professoras.
Criado em: 26/08/2025 13:50