Por: CEPROL

O CEPROL esteve presente no Dia Nacional de Mobilização pela Soberania Nacional, realizado nesta sexta-feira (1º) na Esquina Democrática, em Porto Alegre. O ato, convocado pela CUT-RS, centrais sindicais, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, reuniu centenas de pessoas em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra as ameaças à soberania do país.


Soberania Nacional em risco


A mobilização denunciou a recente taxação de 50% sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos, medida que ameaça empregos, aumenta a dependência econômica e submete o Brasil a interesses estrangeiros. O CEPROL, alinhado com as pautas progressistas, reforçou a importância da resistência popular contra retrocessos que afetam a autonomia nacional.


Fim da escala 6x1 e redução da jornada


Entre as principais bandeiras defendidas no ato, está a luta pelo fim da escala 6x1, que prejudica a saúde e a vida familiar dos trabalhadores. O Ato também reforçou a necessidade da redução da jornada de trabalho sem corte salarial, seguindo exemplos bem-sucedidos de países como França e Alemanha.


Justiça tributária e taxação dos super-ricos


O CEPROL apoia as reivindicações por isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e pela taxação de grandes fortunas. Enquanto os trabalhadores pagam impostos sobre salários e consumo, os mais ricos seguem sem contribuir proporcionalmente. É preciso redistribuir a riqueza no país.


Contra o PL da Devastação


A mobilização também criticou o PL 2.159/2021 (PL da Devastação), que enfraquece a fiscalização ambiental, ameaça territórios indígenas e áreas protegidas e autoriza a destruição do meio ambiente.


Solidariedade ao Povo Palestino


Expressamos apoio à Palestina e condenamos o genocídio em Gaza, que já vitimou mais de 60 mil pessoas desde outubro de 2023. Destaque para a decisão do Brasil de se juntar à ação na Corte Internacional de Justiça contra Israel pelo genocídio em Gaza.


CEPROL na luta por um Brasil mais justo


Presente nas ruas, o CEPROL reafirmou seu compromisso com a defesa da soberania, dos direitos trabalhistas e da justiça social. Soberania não se negocia: é com luta que construímos um país mais democrático e igualitário!

A mobilização encerrou com um chamado à organização popular contra os retrocessos e em defesa de um projeto nacional soberano e inclusivo.


Criado em: 02/08/2025 11:54


Categoria: Notícias | Acessado: 530 vezes

Notícias


Março acabou, mas a luta permanece: CEPROL em Ação pela vida das mulheres

(Notícias)

Março é sempre um mês especial para a categoria docente, composta majoritariamente por mulheres. É um período de muita luta, reflexões e oportunidade de avanço nos direitos das mulheres, mas também é o início da Campanha Salarial, que busca a valorização da profissão, melhores condições de trabalho e...

Fórum das Equipes Diretivas

(Notícias)

📣 Na última semana, o CEPROL reuniu-se com a secretária municipal de educação Renata de Matos e o prefeito Ary Vanazzi para tratar da situação de professoras atingidas pela enchente.⚠️ O sindicato relatou que uma parcela significativa da categoria perdeu suas casas e seus...

Direção do CEPROL participa de Audiência Pública sobre o novo Plano Nacional de Educação

(Notícias)

Na manhã desta sexta-feira (13/06), a Presidenta e Vice-Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi e Rosi Petersen, estiveram presentes na Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em debate no Congresso Nacional.A audiência reuniu representantes de...