Por: CNDE

Na noite de ontem (7), o plenário do Senado Federal aprovou o PLP nº 235/2019, que trata da regulamentação do Sistema Nacional de Educação. Desde 2010, o SNE tem sido tema central das Conferências Nacionais de Educação e sua aprovação é um passo importante para a organização dos sistemas de ensino no Brasil, em busca de qualidade e equidade para todos/as.

Infelizmente, conforme destacado em nota da CNTE por ocasião da aprovação do SNE na Câmara dos Deputados (https://cnte.org.br/noticias/sistema-nacional-de-educacao-e-aprovado-na-camara-dos-deputados-7174), o Senado não avançou em pontos que pudessem (i) melhorar a regulação da oferta privada de ensino, (ii) vincular efetivamente os sistemas educacionais às orientações das instâncias gestoras do SNE, (iii) consolidar as bases para a construção do sistema nacional de avaliação da educação básica – Sinaeb, (iv) responsabilizar efetivamente os gestores que descumprirem os regramentos educacionais e (v) apontar novas fontes de recursos para viabilizar a implementação do Custo Aluno Qualidade.

Sobre o CAQ, importante registrar que o Senado ensaiou resgatar sua vinculação a resultados meritórios, mas a forte reação das entidades que integram a Campanha Nacional pelo Direito à Educação conteve a tentativa de retrocesso no texto do SNE. Ou seja: o CAQ consiste em mecanismo para promover a qualidade com equidade na educação, e não uma espécie de ranking que conduza a desigualdades. Neste sentido, ficou mantido o art. 34 do substitutivo da Câmara, assim disposto:


Art. 34. Os padrões mínimos de qualidade da educação básica referentes às condições de oferta devem considerar, entre outras, as seguintes dimensões: I - jornada escolar mínima nos estabelecimentos de ensino; II - adequada razão professor-aluno por turma; III - formação docente adequada às áreas de atuação; IV - existência de plano de carreira e piso salarial profissional nacional dos profissionais do magistério público; V - nível de profissionalização e qualificação dos profissionais da educação não docentes; VI - estrutura física e instalações escolares com padrões de conforto ambiental, espaços apropriados para o desenvolvimento integral do processo pedagógico, salubridade, água potável e instalações sanitárias adequadas, acessibilidade e sustentabilidade ambiental; VII - recursos educacionais e tecnologias digitais; VIII - serviços complementares de apoio ao aluno.


Ainda durante a tramitação na Câmara dos Deputados, a CNTE havia conseguido restabelecer no texto do SNE o Fórum de Valorização dos Profissionais do Magistério, ficando, porém, ainda de fora, outros profissionais da educação e a constituição de fóruns similares nos estados, DF e municípios. Agora, no Senado, outra vitória foi alcançada, desta vez, ampliando-se a obrigatoriedade de constituição dos Fóruns Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, e não apenas o FNE como havia sido aprovado na Câmara. 

Embora não possa ser considerado uma espécie de SUS da Educação, e mesmo com as limitações existentes e que poderão ser corrigidas ao longo do tempo, o SNE avança em mecanismos e intencionalidades capazes de conduzir os entes públicos a políticas sistêmicas e coordenadas, a fim de elevar a qualidade do ensino em todos os níveis, etapas e modalidades. E os entes públicos que não seguirem as orientações nacionais estarão pelo menos constrangidos a prestar contas a seus concidadãos.

Plano Nacional de Educação

Está prevista para a próxima terça-feira (14), às 14 horas, a leitura do parecer do relator do PNE na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Há rumores de que mudanças substanciais podem ocorrer no projeto do Executivo, entre elas, o rebaixamento da meta de investimento de 10% para 7,5% do PIB ao longo da próxima década.

Precisamos estar atentos/as e atuantes nesta próxima agenda de extrema importância para a educação brasileira, e a CNTE retransmitirá, a partir do sinal fornecido pela Câmara dos Deputados, a íntegra da reunião do dia 14 por meio de suas redes sociais.

Criado em: 08/10/2025 16:28


Categoria: Notícias | Acessado: 99 vezes

Notícias


CEPROL NO ENCONTRO NACIONAL DO COMITÊ DAS MULHERES DA ISP

(Notícias)

A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, participa nos dias 26 e 27 de maio do Encontro Nacional promovido pelo Comitê de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos (ISP Brasil), em Brasília. O evento teve como tema central a luta pela ratificação da Convenção nº 190 da OIT, que trata da...

MOBILIZAÇÃO DO CEPROL NA MÍDIA

(Notícias)

Servidores públicos de São Leopoldo realizaram uma mobilização surpresa no Fórum de Alfabetização e Letramento, realizado na Unisinos contra a aprovação das Leis do Teto de Gastos e de adesão a projetos da Lei Federal 178. O Sindicato afirma que as leis atacam o serviço...

ATENÇÃO APOSTADOS(AS) E PENSIONISTAS!

(Notícias)

📢 ATENÇÃO APOSTADOS(AS) E PENSIONISTAS! 📢O Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo (IAPS) solicita o comparecimento ao Instituto para realizar o Atestado de Vida.📅 Período: 1º de outubro a 30 de novembro de 2024🕒 Horário: 13h30📍 Local: Av. João Corrêa, 1350 - 4º andar –...