Por: CEPROL

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei (PL) 2628/2022, que estabelece novas regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. 


A proposta, que agora segue para apreciação final no Senado, representa um avanço histórico e é um tema de extrema relevância para o dia a dia das escolas.


Conhecido como PL contra a "adultização" de crianças, o texto estabelece regras claras e rigorosas para que as plataformas digitais atuem de forma preventiva, protegendo nossos jovens de conteúdos ilegais e inadequados. 


Nós, educadoras/es, somos testemunhas do impacto negativo que a exposição desprotegida às redes sociais causa no desenvolvimento e no bem-estar de crianças e adolescentes. 


Conteúdos que promovem violência, assédio, automutilação, desafios perigosos não ficam confinados no mundo virtual, mas são desafios que se expressam nas escolas. 


Ao obrigar as plataformas a adotarem medidas mais concretas, o projeto cria uma barreira de proteção que ajudará a preservar a infância e a adolescência.


Principais avanços do Projeto:


Criação de uma Autoridade Nacional Autônoma: Uma entidade específica para fiscalizar e regulamentar a lei, garantindo aplicação efetiva.


Remoção imediata de conteúdos criminosos: A partir de notificação da vítima, familiares, MP ou entidades, plataformas serão obrigadas a retirar conteúdos de exploração sexual, assédio, incentivo à automutilação e outros crimes, sem necessidade de ordem judicial prévia.


Penalizações: Descumprimento das medidas pode resultar em multas de até R$ 50 milhões, suspendendo ou até proibindo a operação de plataformas no país.


Nova verificação de idade: Acaba com a simples "autodeclaração", exigindo métodos mais confiáveis para impedir o acesso de crianças a ambientes inadequados.


O CEPROL entende que a educação digital é um processo que deve ser construído em parceria entre família, escola e Estado. Este Projeto de Lei é uma ferramenta poderosa que especifica e adapta os princípios e direitos já consagrados no ECA para a realidade e os riscos do ambiente digital.


O Projeto ainda passa pela aprovação do Senado e dependerá do nosso apoio e mobilização. Este é um passo à frente na luta por um ambiente virtual protegido, o que impacta diretamente na luta por uma escola mais saudável, segura e propícia ao aprendizado.

Criado em: 21/08/2025 10:41


Categoria: Notícias | Acessado: 241 vezes

Notícias


CEPROL NA MÍDIA | Campanha Salarial 2025

(Notícias)

📢 CEPROL NA MÍDIA | Campanha Salarial 2025A luta da nossa categoria ganhou destaque no @berlindanews!A matéria da Sônia Bettinelli trata do início da nossa Campanha Salarial e da mobilização do CEPROL Sindicato em torno da data-base.📰 Confira a matéria completa no site do Berlinda News...

PROFESSORAS EM LUTA, HELIOMA A CULPA É TUA! ✊🏾

(Notícias)

🍏Em uma Assembleia Geral histórica e com energia de luta transbordante, o CEPROL demonstrou, mais uma vez, a força e a unidade da categoria. Mais de 300 professoras e professores da rede municipal de São Leopoldo lotaram a quadra da EMEF Gusmão Brito, nesta quinta-feira, enviando um recado...

GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRIMEIRA REUNIÃO DA CEM ORGANIZA PROCESSO ELEITORAL DE EQUIPES DIRETIVAS

(Notícias)

Na tarde de ontem, ocorreu a primeira reunião da Comissão Eleitoral Municipal (CEM) que deu início ao processo de eleição das equipes diretivas das escolas da rede municipal de São Leopoldo.A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a participação do Secretário Jefferson Falcão, que deu...