Por: Ceprol

São Leopoldo – Na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, o vereador reeleito Jéferson Falcão – indicado pelo prefeito-eleito Heliomar Franco como o futuro secretário de Educação, a partir de janeiro – recebeu, na Câmara Municipal, a diretoria do CEPROL Sindicato: a presidenta Cristiane Mainardi, o tesoureiro Felipe Diego da Silva e as suplentes Marmy Luzy Margorett da Silva e Camila Cristina da Silva. Também esteve presente a professora Cris Roos, que será a secretária-adjunta da SMED.


Na reunião, Falcão foi o nono vereador eleito para a próxima legislatura a assinar a Carta Compromisso com a Educação Pública proposta pelo CEPROL Sindicato e que já tem a adesão do prefeito-eleito. O sindicato ainda vai reunir com os vereadores Adão Rambor (PDT), Geison Freitas (PDT), Marcelo Pitol (PSD) e Alexandre Silva (PL) – os únicos eleitos (ou reeleitos) em outubro que ainda não assinaram a carta. 


A reunião transcorreu de forma tranquila e foram tratadas diversas pautas atinentes à Educação Pública Municipal em São Leopoldo, especialmente sobre o processo de inclusão com destaque para o debate sobre a bidocência – tanto o futuro secretário, quando a sua adjunta são bastante favoráveis à bidocência. Além disso, foi discutido um estudo do quadro de RH para a reformulação dos panoramas para 2025: é preciso organizar o início do ano letivo levando em conta a falta de professores, a questão dos contratos emergenciais e a constituição de uma comissão que vai tratar da seleção desses contratos. 


O futuro secretário Jéferson Falcão frisou que vai trabalhar baseado em três princípios: o humanismo, a inclusão e a gestão democrática. Durante a reunião, a presidente do CEPROL Sindicato apontou que já algumas colegas das equipes diretivas estão de saída para compor a nova Secretaria de Educação e que, o quanto antes, é preciso que se proceda ao início da nova eleição, visto que é preciso lançar edital e cumprir uma série de prazos legais. Além do que, o ano letivo de 2024 se encerra já no próximo dia 20 de dezembro. 


De acordo com Cristiane Mainardi, “é preciso logo fazer a recomposição das equipes diretivas, por isso esse foi um dos temas mais discutidos nesse primeiro encontro do sindicato com o próximo secretário e secretária-adjunta da SMED”. “Também tivemos uma sinalização importante, tanto de Falcão quanto da colega professora Cris, de que a questão da composição dos cargos de chefia dentro da Secretaria de Educação, como Diretoria Pedagógica e Diretoria de Recursos Humanos, deverão priorizar colegas da nossa rede”, diz Cristiane. “Esse sempre foi um debate que tivemos: os cargos mais importantes dentro da SMED estavam ocupados por profissionais de outros municípios”, aponta. 


A pesquisa de opinião feita de maneira on-line pelo CEPROL com as filiadas e filiados, com uma grande amostragem e que foi lançada no último dia 13 de dezembro, foi um dos assuntos discutidos já que os dados apontam que a categoria está apreensiva, com medo de retrocessos e há muita insegurança sobre as ações do próximo governo municipal. De acordo com o Jéferson Falcão, “o trabalho será de bastante valorização do servidor público sem tirar nenhum direito”. 


Por fim, a presidenta do CEPROL reforçou a necessidade e a urgência de ser fazer um novo concurso público para a Educação, até porque, já no início do ano, será inevitável mais contratos emergenciais de professoras e professores devido ao déficit em função das aposentadorias e também pelas colegas que saíram para compor a SMED. 


“O CEPROL está trabalhando para tentar trazer um pouco de tranquilidade para a categoria poder sair em férias sabendo que as discussões, os debates, as reuniões não vão deixar de acontecer. O sindicato estará participando ativamente das questões do governo relacionadas à SMED, desde o início, para garantirmos a manutenção de direitos e a valorização dos servidores públicos”, afirma Cristiane Mainardi. 


*HENRI FIGUEIREDO/ESPECIAL PARA CEPROL SINDICATO

Criado em: 17/12/2024 12:34


Categoria: Notícias | Acessado: 474 vezes

Notícias


📖 Presidenta do CEPROL participa de formação da CUT em Porto Alegre

(Notícias)

📚 Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, esteve presente no Curso de Formação para Dirigentes Sindicais, promovido pela Escola Sul da CUT, em Porto Alegre. A atividade contou com a participação de lideranças da CUT-RS e de diversos sindicatos do...

CEPROL ENTREVISTA | RAONA DENISE POHREN

(Notícias)

RAONA DENISE POHRENDiretora Municipal de Educação Básica da SMEDNa tarde de terça-feira, 18 de fevereiro, o Ceprol Sindicato recebeu a visita da pedagoga Raona Denise Pohren, 44 anos. Raona tem 25 anos de trabalho no magistério. Natural de Novo Hamburgo, começou...

ALERTA CONTRA GOLPES

(Notícias)

Têm circulado mensagens, supostamente em nome de escritórios de advocacia, solicitando informações pessoais ou pagamentos de nossas sócias e sócios, a fim de “liberar recursos de processos judiciais”.Diante disso, o Escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, responsável pela Assessoria Jurídica do CEPROL e pelos processos judiciais da categoria docente...