Por: CEPROL

O CEPROL, em consonância com as centrais sindicais brasileiras, se soma à luta em defesa da Soberania Nacional e manifesta seu veemente repúdio ao “tarifaço” de 50% sobre exportações brasileiras, imposto pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. 

Essa medida agressiva, além de atacar nossa economia, remete às sombrias intervenções estadunidenses na política brasileira, como no golpe de 1964, e revela uma nítida retaliação às decisões constitucionais e legítimas do Supremo Tribunal Federal. 

O STF tem enfrentado tanto o poder das Big Techs norte-americanas (obrigando-os a respeitar e seguir a Constituição e as Leis Brasileiras), quanto os esquemas golpistas e antidemocráticos do bolsonarismo e da extrema-direita, que continuam conspirando contra os interesses do Brasil, promovendo sua autopreservação política e alinhamento submisso aos EUA.


Ataque à Economia e à Classe Trabalhadora


O "tarifaço" de Trump tem impactos devastadores: ameaça empregos, encarece a produção, pressiona a inflação e pode levar a demissões em massa, especialmente em setores como indústria e agronegócio. Além disso, coloca em risco a estabilidade cambial, prejudicando ainda mais o poder de compra da população.

Trata-se de uma medida autoritária, articulada em conluio com setores do bolsonarismo, que TRAEM os interesses nacionais, alimentando polarizações e apoiando agendas de extrema-direita.


Defesa da Soberania e das Instituições Democráticas

O CEPROL apoia a resposta firme do governo Lula, que não entregou o Brasil aos EUA, luta e se coloca de cabeça erguida em defesa da Soberania Nacional e que aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica contra o governo estadunidense. 

Também defendemos que o STF avance nas investigações sobre os crimes cometidos contra a democracia, incluindo a atuação de grupos que conspiraram contra a Soberania Nacional.


Por um Brasil Soberano e Justo

O Brasil não aceitará intimidações externas. É preciso fortalecer as relações internacionais com diplomacia firme, buscando soluções multilaterais que respeitem nossa autonomia.

O CEPROL reafirma seu compromisso com a soberania nacional, a democracia e os direitos da classe trabalhadora. O Brasil é dos brasileiros, e somente o povo, por meio de suas instituições, decidirá seu futuro!

É hora de somar forças e vozes em defesa da nossa soberania! Hoje, às 17h, na Esquina Democrática (Porto Alegre), trabalhadoras/es de todos os setores e estudantes estarão na rua, com suas bandeiras, para defender nosso território, nossos direitos e nossa autonomia.


🇧🇷 - Fim da escala 6x1

🇧🇷 - Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

🇧🇷 - Taxação dos super-ricos

🇧🇷 - Não ao PL da devastação

🇧🇷 - Pelo fim do genocídio em Gaza

Criado em: 01/08/2025 11:32


Categoria: Notícias | Acessado: 288 vezes

Notícias


EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL: O BRASIL É DO POVO BRASILEIRO

(Notícias)

O CEPROL, em consonância com as centrais sindicais brasileiras, se soma à luta em defesa da Soberania Nacional e manifesta seu veemente repúdio ao “tarifaço” de 50% sobre exportações brasileiras, imposto pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump.Essa medida agressiva, além de atacar nossa economia, remete...

CEPROL participa de agenda estratégica sobre direitos sindicais da ISP em Brasília

(Notícias)

O tesoureiro do CEPROL, Felipe Diego da Silva, esteve presente em uma importante agenda voltada para a defesa dos direitos sindicais e da negociação coletiva no serviço público entre os dias 09 e 11 de dezembro. O evento, realizado pela Internacional dos Serviços Públicos (ISP), em Brasília, contou...

28 de outubro - Dia dos servidores e servidoras públicas

(Notícias)

Neste dia, agradecemos o trabalho das servidoras/es que cuidam da população, mesmo enfrentando precarização e muitas vezes sem a estrutura adequada. São a linha de frente que opera as políticas públicas que promovem mais igualdade e oportunidades para todos/as (educação, saúde, assistência, segurança).Somos professoras, merendeiras, enfermeiras, guardas, assistentes...