Por: CEPROL

O CEPROL vem a público manifestar apoio à comunidade da EMEF Castro Alves, escola com tradição e excelência no atendimento educacional à comunidade Vicentina, diante da situação envolvendo a suspeita de assédio contra estudantes por parte de um professor temporário.


A EMEF Castro Alves possui um quadro histórico de educadoras concursadas que mantêm vínculos sólidos com a comunidade, muitas sendo moradoras do próprio bairro. Essas profissionais constroem relações de confiança com estudantes e familiares, garantindo um ambiente escolar seguro e acolhedor. Defendemos que o caso seja investigado para proteção das crianças e que o professor tenha o seu direito à defesa garantido. 


A realidade nos faz refletir o quanto precisamos estar atentas às nossas crianças e possíveis situações de violências nos mais diversos ambientes, seja na família, na escola, na internet e em todos os lugares. Ainda assim, a escola é um ambiente que tem e cumpre o papel de proteger as crianças e adolescentes. 


Diante disso, o CEPROL repudia qualquer forma de violência e assédio contra crianças e adolescentes, defende a apuração rigorosa dos fatos e destaca a necessidade do cuidado com as crianças, amparo às famílias e apoio às/aos profissionais, pois toda a comunidade escolar está abalada com esta situação. 


O caso está sendo rigorosamente acompanhado pela escola, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Conselho Tutelar e Ministério Público. Conforme nota oficial da SMED, todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir a proteção integral e o atendimento adequado às possíveis vítimas, incluindo suporte psicológico e acompanhamento especializado.

Criado em: 15/08/2025 14:13


Categoria: Notícias | Acessado: 199 vezes

Notícias


NOTA DE REPÚDIO: A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS NASCE DO DISCURSO DE ÓDIO

(Notícias)

O CEPROL repudia as declarações infundadas, caluniosas e gravemente ofensivas proferidas pelo deputado federal Nicolas Ferreira contra a categoria de professoras do Brasil.Em sua fala, o parlamentar afirmou, sem apresentar qualquer prova ou evidência concreta, que “a gente tem visto um monte de professor colocando filmes pornográficos em...

Senado aprova SNE; projeto vai à sanção presidencial

(Notícias)

Na noite de ontem (7), o plenário do Senado Federal aprovou o PLP nº 235/2019, que trata da regulamentação do Sistema Nacional de Educação. Desde 2010, o SNE tem sido tema central das Conferências Nacionais de Educação e sua aprovação é um passo importante para a organização dos sistemas de...

A VIDA NÃO TEM HORA EXTRA: 17ª PLENÁRIA DA CUT-RS

(Notícias)

Começa hoje (22/08) a 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, com o tema “A vida não tem hora extra”, no Salão de Atos Pompéia, em Porto Alegre. O encontro reunirá dirigentes, delegados e delegadas eleitos nas...