Por: CEPROL

Na manhã desta sexta-feira (13/06), a Presidenta e Vice-Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi e Rosi Petersen, estiveram presentes na Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em debate no Congresso Nacional. 


A audiência reuniu representantes de entidades educacionais, sindicatos, parlamentares, movimentos sociais e especialistas da área para debater os rumos da educação brasileira para a próxima década.


Durante o encontro, ficou evidente o papel fundamental da sociedade civil organizada na defesa de um PNE verdadeiramente comprometido com o fortalecimento da educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade. Em um contexto de crescentes ataques aos serviços públicos e de tentativas de desmonte do Estado, é fundamental a mobilização de professores, estudantes, pais e de toda a sociedade.


O CEPROL defende a importância da aprovação das emendas apresentadas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação ao texto do novo PNE. As propostas da Campanha levam em consideração a Conferência Nacional de Educação realizada no ano passado e têm o objetivo de corrigir retrocessos, garantir avanços efetivos nas metas e estratégias do plano, assegurando o cumprimento do direito constitucional à educação de qualidade para todos.


O CEPROL segue atuando ativamente nas mobilizações e debates em defesa da educação pública, e convoca todos os educadores e educadoras a se manterem mobilizados em torno da aprovação de um Plano Nacional de Educação que contemple as reais necessidades da população brasileira.


Educação pública se defende em todos os espaços!

Criado em: 16/06/2025 11:19


Categoria: Notícias | Acessado: 142 vezes

Notícias


Nota EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: BASTA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

(Notícias)

O CEPROL vem a público manifestar apoio à comunidade da EMEF Castro Alves, escola com tradição e excelência no atendimento educacional à comunidade Vicentina, diante da situação envolvendo a suspeita de assédio contra estudantes por parte de um professor temporário.A EMEF Castro Alves possui um quadro histórico de...

EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS: DATA-BASE É LEI!

(Notícias)

✅ O dia de hoje (10/04) é marcado como a data base dos servidores e servidoras de São Leopoldo. A data-base é um direito constitucional. Seu principal objetivo é a recomposição da inflação, garantindo que o poder de compra das professoras não seja corroído ao longo do tempo....

Março acabou, mas a luta permanece: CEPROL em Ação pela vida das mulheres

(Notícias)

Março é sempre um mês especial para a categoria docente, composta majoritariamente por mulheres. É um período de muita luta, reflexões e oportunidade de avanço nos direitos das mulheres, mas também é o início da Campanha Salarial, que busca a valorização da profissão, melhores condições de trabalho e...