Por: CEPROL

A nova diretoria da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) tomou posse oficialmente nesta quinta-feira, 8 de maio, para o mandato de 2025 a 2029. A cerimônia, que é o desdobramento do 4º Congresso da entidade realizado em abril, marca o início de um novo ciclo de luta, resistência e compromisso com os direitos das servidoras e servidores públicos municipais de todo o Brasil. A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, foi empossada como Conselheira Fiscal da Confederação, retomando a articulação a nível nacional, o que representa o reconhecimento da sua atuação firme e combativa.

Reconduzida à presidência da entidade, Jucélia Vargas destacou o papel estratégico da Confetam na defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora municipalista. “Nossa missão é coletiva e desafiadora, mas a força que nos move é a mesma que nos une: a defesa do serviço público de qualidade e dos direitos de quem o constrói todos os dias nos municípios. A nova direção assume com coragem, experiência e responsabilidade esse compromisso com a classe trabalhadora municipalista. Temos brilho nos olhos e a utopia de que a classe trabalhadora pode ter melhores condições de trabalho. Temos feito história. Vivemos anos de retrocesso, mas foi a nossa resistência e nossa coragem que nos mantiveram firmes até aqui”, afirmou.

A nossa vice-presidenta, Cícera Isabel Batista de Melo (PB), falou sobre sua trajetória de militância sindical. “Desde que a luta me escolheu, tenho dado o meu melhor possível para continuar vivendo com força e coragem. É isso que a gente precisa fazer. Sinto orgulho por estar compondo com vocês essa diretoria”, ressaltou.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, elogiou a atuação da Confetam na articulação com outras entidades e na resistência às ameaças ao funcionalismo público. “Reconhecemos a direção da Confetam, que vem buscando a unidade na esfera pública, sendo incansável nessa luta. Foi essa unidade que segurou, até agora, a reforma administrativa. Parabenizo a nova gestão, é um processo democrático. Tenho certeza de que vamos manter essa ação de unidade e fortalecimento da nossa central sindical. Isso é valioso para todos nós. Queremos uma Confetam forte e significativa”, frisou.


Também presente à solenidade, Adriana Marcolino, da diretoria técnica do Dieese, destacou a importância da atuação da Confetam na produção de dados e construção de pautas fundamentais. “É um prazer estar com vocês neste momento. Representar as lutas, reivindicações e pautas dos servidores municipais é um grande desafio. A dedicação da direção que termina esse mandato foi fundamental para fortalecer essa luta e ampliar o reconhecimento do papel dos municípios”, relatou.

Júlia Nogueira, secretária nacional de Combate ao Racismo da CNTSS-CUT, também saudou a nova diretoria e reforçou a importância da continuidade da parceria com a Confetam. “Nós estamos entre pares, mas quero destacar a parceria que sempre tivemos com a Confetam. Temos uma parceria de longa data e ela precisa continuar, porque a luta tem essa necessidade de permanência. E quero parafrasear Guimarães Rosa: ‘o que a vida quer da gente é coragem’”, disse. Juneia Batista, presidenta da Confederação dxs Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAM-ISP); e Antônio Megale, sócio da LBS Advogados e assessor jurídico da Confetam, também estiveram presentes parabenizando a nova gestão.

A posse da nova direção da Confetam reforça o compromisso da entidade com a luta por direitos, a valorização dos serviços públicos e a organização sindical nos municípios brasileiros. Unidos e fortalecidos, os dirigentes seguem comprometidos com a construção de um futuro mais digno para todas e todos.

Composição da nova Diretoria Executiva:

Presidência: Jucélia Vargas Vieira de Jesus (SC)

Vice Presidência: Cícera Isabel Batista de Melo (PB)

Secretaria Geral: João Gabriel Guimarães Buonavita (SP)

Secretaria Geral Adjunta: Luciana Maria de Melo (SP)

Secretaria de Finanças: Sirlene Vaz de Moura Silva (MG)

Secretaria de Finanças Adjunta: Misael Elson Borges (MG)

Secretaria de Relações do Trabalho: Paulo Gomes de Freitas (PE)

Sec. de Educação Pública: Sueli Silvia Adriano (SC)

Secretaria de Formação Política: Wésia Nogueira de Sena (RN)

Secretaria de Org. e Pol. Sindical: Suyenne Borges da Fonseca Teodoro (GO)

Sec. de Org. e Pol. Sind. Adjunta: Clemilde Cortes Pereira (ES)

Sec. de Políticas Públicas e Sociais: Maurício José Gomes Mendes (MA)

Sec. de Pol. Púb. e Sociais Adjunta: José Aparecido da Silva (SP)

Sec. de Relações Internacionais: Francisco de Assis Gomes Filho (RN)

Secretaria de Comunicação e Imprensa: Celio Vieira de Sousa (SP)

Sec. de Comunicação e Imprensa Adjunta: Vlamir Lima (SP)

Secretaria da Mulher Trabalhadora: Maria Ozaneide de Paulo (CE)

Secretaria de Juventude: Leonardo Irineu José de Souza (SC)

Secretaria de Combate ao Racismo: Vilani de Souza Oliveira (CE)

Sec. de Saúde do(a) Trabalhador(a): Raimundo Nonato Soares (RO)

Secr. de Saúde pública: Irene Rodrigues da Silva (PR)

Secretaria LGBTQI+: Loide de Farias Ostrufka (PR)

Secretaria de Assuntos Juridicos: Silvana Teresa Piroli (RS)

Secr. de Segurança Pública: José Raul dos Santos (SP)

Sec. de Mob. e Rel. com os Mov. Sociais: Daisy Dias Cunha (SP)

Sec. de Meio Ambiente: Maria das Dores Rodrigues dos Santos (CE)

1ª Suplente: Luana Moraes (SP)

2ª Suplente: Dilma Gomes da Silva (MS)

3º Suplente: Ronaldo do Prado Ferreira (SP)

4ª Suplente: Jumeri Zanetti (SC)

5ª Suplente: Iracema de Oliveira Sousa (CE)

6° Suplente: Tarsys Henrique Gama dos Santos (AL)

7° Suplente: Senildo Henrique da Silva (PB)

8ª Suplente: Eunice Ruth Araujo Lopes (SP)

9ª Suplente: Amanda Vieira (SC)

10ª Suplente: Maria Edenilde Gonçalves dos Santos (SE)

11ª Suplente: Eli Samuel Xavier Passos (BA)

12ª Suplente: Ana Celia Viana Coelho (CE)

13° Suplente: Pablo Campos de Oliveira (CE)

14ª Suplente: Clair Simões Rodrigues (PR)

Além da Diretoria Executiva, tomou posse também o novo Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar as contas e assegurar a transparência da gestão da entidade.

1ª Titular Conselho Fiscal: Maria Zelita dos Ramos (SP)

2ª Titular Conselho Fiscal: Isaura Tereza Bicalho (MG)

3ª Titular Conselho Fiscal: Cristiane Maria Mainardi (RS)

1ª Suplente do Conselho Fiscal: Nayara Gonçalves da Silva (PA)

2° Suplente do Conselho Fiscal: Joenesson de Sousa Santana (MA)

3° Suplente do Conselho Fiscal: Alex Sandro Batista dos Santos (SC)


Criado em: 09/05/2025 11:00


Categoria: Notícias | Acessado: 127 vezes

Notícias


🍏CEPROL: A FORÇA E A VOZ DAS MULHERES🌻

(Notícias)

O histórico 8 de março, Dia Internacional da Mulher é uma época em que os movimentos feministas fazem questão de deixar claro que a data não se trata de comemoração, mas dar visibilidade a uma luta que é cotidiana e que tem no combate à violência contra à mulher...

NOTA PÚBLICA - BASTA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

(Notícias)

O CEPROL vem a público manifestar profunda preocupação diante do grave episódio ocorrido nesta terça-feira, 9 de julho, em uma escola do município, onde um aluno de apenas 11 anos teria ameaçado uma colega com um objeto cortante dentro do ambiente escolar.Nossos professores e professoras garantem o direito...

Ceprol defende Cidadania LGBTQIA+ no Mês do Orgulho

(Notícias)

Na manhã desta terça-feira (17/06), durante o programa Berlinda Entrevista, os dirigentes do sindicato Ceprol e representantes da comunidade escolar debateram a gestão dos temas LGBTQIA+ em defesa da diversidade nas escolas de São Leopoldo, em alusão ao Mês do Orgulho Gay. Participaram o diretor Fábio Martins, a presidente Cris...