Por: CEPROL

A nova diretoria da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) tomou posse oficialmente nesta quinta-feira, 8 de maio, para o mandato de 2025 a 2029. A cerimônia, que é o desdobramento do 4º Congresso da entidade realizado em abril, marca o início de um novo ciclo de luta, resistência e compromisso com os direitos das servidoras e servidores públicos municipais de todo o Brasil. A Presidenta do CEPROL, Cris Mainardi, foi empossada como Conselheira Fiscal da Confederação, retomando a articulação a nível nacional, o que representa o reconhecimento da sua atuação firme e combativa.

Reconduzida à presidência da entidade, Jucélia Vargas destacou o papel estratégico da Confetam na defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora municipalista. “Nossa missão é coletiva e desafiadora, mas a força que nos move é a mesma que nos une: a defesa do serviço público de qualidade e dos direitos de quem o constrói todos os dias nos municípios. A nova direção assume com coragem, experiência e responsabilidade esse compromisso com a classe trabalhadora municipalista. Temos brilho nos olhos e a utopia de que a classe trabalhadora pode ter melhores condições de trabalho. Temos feito história. Vivemos anos de retrocesso, mas foi a nossa resistência e nossa coragem que nos mantiveram firmes até aqui”, afirmou.

A nossa vice-presidenta, Cícera Isabel Batista de Melo (PB), falou sobre sua trajetória de militância sindical. “Desde que a luta me escolheu, tenho dado o meu melhor possível para continuar vivendo com força e coragem. É isso que a gente precisa fazer. Sinto orgulho por estar compondo com vocês essa diretoria”, ressaltou.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, elogiou a atuação da Confetam na articulação com outras entidades e na resistência às ameaças ao funcionalismo público. “Reconhecemos a direção da Confetam, que vem buscando a unidade na esfera pública, sendo incansável nessa luta. Foi essa unidade que segurou, até agora, a reforma administrativa. Parabenizo a nova gestão, é um processo democrático. Tenho certeza de que vamos manter essa ação de unidade e fortalecimento da nossa central sindical. Isso é valioso para todos nós. Queremos uma Confetam forte e significativa”, frisou.


Também presente à solenidade, Adriana Marcolino, da diretoria técnica do Dieese, destacou a importância da atuação da Confetam na produção de dados e construção de pautas fundamentais. “É um prazer estar com vocês neste momento. Representar as lutas, reivindicações e pautas dos servidores municipais é um grande desafio. A dedicação da direção que termina esse mandato foi fundamental para fortalecer essa luta e ampliar o reconhecimento do papel dos municípios”, relatou.

Júlia Nogueira, secretária nacional de Combate ao Racismo da CNTSS-CUT, também saudou a nova diretoria e reforçou a importância da continuidade da parceria com a Confetam. “Nós estamos entre pares, mas quero destacar a parceria que sempre tivemos com a Confetam. Temos uma parceria de longa data e ela precisa continuar, porque a luta tem essa necessidade de permanência. E quero parafrasear Guimarães Rosa: ‘o que a vida quer da gente é coragem’”, disse. Juneia Batista, presidenta da Confederação dxs Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAM-ISP); e Antônio Megale, sócio da LBS Advogados e assessor jurídico da Confetam, também estiveram presentes parabenizando a nova gestão.

A posse da nova direção da Confetam reforça o compromisso da entidade com a luta por direitos, a valorização dos serviços públicos e a organização sindical nos municípios brasileiros. Unidos e fortalecidos, os dirigentes seguem comprometidos com a construção de um futuro mais digno para todas e todos.

Composição da nova Diretoria Executiva:

Presidência: Jucélia Vargas Vieira de Jesus (SC)

Vice Presidência: Cícera Isabel Batista de Melo (PB)

Secretaria Geral: João Gabriel Guimarães Buonavita (SP)

Secretaria Geral Adjunta: Luciana Maria de Melo (SP)

Secretaria de Finanças: Sirlene Vaz de Moura Silva (MG)

Secretaria de Finanças Adjunta: Misael Elson Borges (MG)

Secretaria de Relações do Trabalho: Paulo Gomes de Freitas (PE)

Sec. de Educação Pública: Sueli Silvia Adriano (SC)

Secretaria de Formação Política: Wésia Nogueira de Sena (RN)

Secretaria de Org. e Pol. Sindical: Suyenne Borges da Fonseca Teodoro (GO)

Sec. de Org. e Pol. Sind. Adjunta: Clemilde Cortes Pereira (ES)

Sec. de Políticas Públicas e Sociais: Maurício José Gomes Mendes (MA)

Sec. de Pol. Púb. e Sociais Adjunta: José Aparecido da Silva (SP)

Sec. de Relações Internacionais: Francisco de Assis Gomes Filho (RN)

Secretaria de Comunicação e Imprensa: Celio Vieira de Sousa (SP)

Sec. de Comunicação e Imprensa Adjunta: Vlamir Lima (SP)

Secretaria da Mulher Trabalhadora: Maria Ozaneide de Paulo (CE)

Secretaria de Juventude: Leonardo Irineu José de Souza (SC)

Secretaria de Combate ao Racismo: Vilani de Souza Oliveira (CE)

Sec. de Saúde do(a) Trabalhador(a): Raimundo Nonato Soares (RO)

Secr. de Saúde pública: Irene Rodrigues da Silva (PR)

Secretaria LGBTQI+: Loide de Farias Ostrufka (PR)

Secretaria de Assuntos Juridicos: Silvana Teresa Piroli (RS)

Secr. de Segurança Pública: José Raul dos Santos (SP)

Sec. de Mob. e Rel. com os Mov. Sociais: Daisy Dias Cunha (SP)

Sec. de Meio Ambiente: Maria das Dores Rodrigues dos Santos (CE)

1ª Suplente: Luana Moraes (SP)

2ª Suplente: Dilma Gomes da Silva (MS)

3º Suplente: Ronaldo do Prado Ferreira (SP)

4ª Suplente: Jumeri Zanetti (SC)

5ª Suplente: Iracema de Oliveira Sousa (CE)

6° Suplente: Tarsys Henrique Gama dos Santos (AL)

7° Suplente: Senildo Henrique da Silva (PB)

8ª Suplente: Eunice Ruth Araujo Lopes (SP)

9ª Suplente: Amanda Vieira (SC)

10ª Suplente: Maria Edenilde Gonçalves dos Santos (SE)

11ª Suplente: Eli Samuel Xavier Passos (BA)

12ª Suplente: Ana Celia Viana Coelho (CE)

13° Suplente: Pablo Campos de Oliveira (CE)

14ª Suplente: Clair Simões Rodrigues (PR)

Além da Diretoria Executiva, tomou posse também o novo Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar as contas e assegurar a transparência da gestão da entidade.

1ª Titular Conselho Fiscal: Maria Zelita dos Ramos (SP)

2ª Titular Conselho Fiscal: Isaura Tereza Bicalho (MG)

3ª Titular Conselho Fiscal: Cristiane Maria Mainardi (RS)

1ª Suplente do Conselho Fiscal: Nayara Gonçalves da Silva (PA)

2° Suplente do Conselho Fiscal: Joenesson de Sousa Santana (MA)

3° Suplente do Conselho Fiscal: Alex Sandro Batista dos Santos (SC)


Criado em: 09/05/2025 11:00


Categoria: Notícias | Acessado: 266 vezes

Notícias


I CONCEPROL 2022

(Notícias)

CEPROL SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS LEOPOLDENSES APRESENTA OI CONCEPROL, com o tema:"Educação para um Novo Tempo"Se realizará em 09 de setembro no Teatro Municipal de São Leopoldo, das 18h às 22h, e em 10 de setembro no Formato virtual/Plataforma Zoom, das 8h...

Ranking da vergonha: o Brasil entre os piores salários de professores do mundo

(Notícias)

Mesmo em um cenário global de desvalorização docente, Brasil se destaca negativamente com um dos piores salários do mundoSer professor no Brasil tornou-se uma prática de resistência cotidiana. Não é apenas o contracheque que denuncia. Também o excesso de exigências, o abandono institucional e a constante exposição ao risco.A realidade...

Campanha Nacional Pelo Direito à Educação

(Notícias)

Nesta quinta-feira (13/02), a presidenta do Ceprol, Cris Mainardi, como representante da região sul na campanha nacional pelo direito à educação, esteve reunida em SP com o comitê diretivo da campanha para avaliar o triênio da rede (2022-2024), debater e construir o plano estratégico 2025-2028. Precisamos nos...