Por: CEPROL

No mês do orgulho LGBTQIA+, o CEPROL esteve presente em um momento importante para a luta por visibilidade e respeito às identidades bissexuais: o lançamento do “Guia de Boas Práticas para Coberturas Jornalísticas sobre Bissexualidade”, da jornalista e pesquisadora Jess Carvalho (Editora Trôpego).

O evento, realizado no dia 21/06, na Casa 1, em São Paulo, reuniu jornalistas, comunicadores, educadores e militantes da causa LGBTQIA+ para discutir os desafios e apagamentos que ainda cercam a representação de pessoas bissexuais na imprensa brasileira. 

O guia nasceu a partir da dissertação de mestrado de Jess na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e propõe uma análise crítica sobre como os meios de comunicação tratam a bissexualidade.

A partir da escuta de ativistas e pesquisadores bi, além da análise de reportagens publicadas na mídia nacional, Jess aponta padrões de apagamento, estigmatização e omissão. 

O livro também oferece orientações práticas para uma cobertura mais ética, precisa e inclusiva, contribuindo para a construção de narrativas mais justas no jornalismo e na comunicação pública.

“Nomear é uma forma de assumir uma existência”, destaca a autora — uma frase que ecoa com força também no contexto educacional. 

Para o CEPROL, que defende uma educação pública inclusiva e comprometida com os direitos humanos, a valorização da diversidade sexual e de gênero é parte essencial do projeto democrático de escola e sociedade.

Estar presente nesse lançamento reforça o compromisso do sindicato com a visibilidade bi, a liberdade de expressão e a promoção de práticas comunicativas que respeitem todas as identidades na mídia, na escola e em todos os espaços públicos.

Seguimos juntos, com orgulho, na luta por respeito, reconhecimento e representatividade.

📚 O guia está disponível no nosso site e é uma leitura fundamental para uma comunicação mais plural.


Criado em: 26/06/2025 10:24


Categoria: Notícias | Acessado: 208 vezes

Notícias


CEPROL leva Moção ao Congresso da CONFETAM em defesa das aposentadorias dos/as servidores/as municipais

(Notícias)

A direção do CEPROL Sindicato apresentou e teve aprovada uma Moção de apelo em defesa das aposentadorias dos servidores e servidoras municipais e contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 38/2023 (PEC 38) durante o Congresso da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal...

Democracia: II CONCEPROL promove debate entres aos candidatos à prefeitura de São Leopoldo

(Notícias)

Ter acesso a um ensino de qualidade é um aspecto fundamental para a formação de adultos conscientes dos seus direitos e deveres enquanto parte de uma sociedade. Também é por meio da educação que é possível aprender sobre a importância do preparo para o pleno exercício da cidadania,...

EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS: DATA-BASE É LEI!

(Notícias)

✅ O dia de hoje (10/04) é marcado como a data base dos servidores e servidoras de São Leopoldo. A data-base é um direito constitucional. Seu principal objetivo é a recomposição da inflação, garantindo que o poder de compra das professoras não seja corroído ao longo do tempo....