Por: CEPROL

Na manhã desta quarta-feira (16/04), a direção do CEPROL Sindicato esteve reunida com a Deputada Federal Maria do Rosário (PT) para debater os impactos da PEC 38 sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios. O encontro, realizado virtualmente, marcou um importante avanço na articulação política em defesa da aposentadoria das servidoras e servidores municipais.


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/2023 representa um ataque direto aos direitos previdenciários conquistados pelo funcionalismo público municipal, que em 2019, lutou e barrou a Reforma da Previdência no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo (IAPS), que é uma instituição financeiramente saudável, com arrecadação mensal superior às despesas. Esse exemplo mostra a necessidade de preservar a autonomia dos municípios frente à imposição de regras genéricas como as previstas nesse projeto. 


A PEC está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, a qual a Deputada Maria do Rosário é integrante. 


Comprometida em levantar o debate dentro da comissão, a parlamentar articulará ações para impedir o avanço da proposta. Além disso, compartilhou com o sindicato estratégias que poderão fortalecer a resistência à medida no Congresso.


A moção entregue à Deputada, oficializada como posicionamento da CONFETAM durante seu 4º Congresso, em Beberibe, no Ceará, é um dos instrumentos de mobilização junto ao Congresso Nacional. O CEPROL seguirá com sua agenda de reuniões, buscando o apoio de outras Deputadas e Deputados Federais para que a proposta seja amplamente debatida e, principalmente, rejeitada.

Criado em: 17/04/2025 12:27


Categoria: Notícias | Acessado: 86 vezes

Notícias


Congresso da Confetam promove seminário sobre lutas estratégicas

(Notícias)

Dentro da programação do 4º Congresso da Confetam, o seminário temático “Lutas estratégicas para a construção de um Brasil socialmente justo” reuniu especialistas, lideranças sindicais e representantes de entidades nacionais para um debate profundo e propositivo sobre os desafios centrais da atuação sindical no atual cenário político e econômico do...

A PEC 66/2023

(Notícias)

🚨 A PEC 66/2023 não só tira dos estados e municípios o poder de definir suas próprias regras previdenciárias, como também prejudica os servidores ao permitir medidas mais duras que a reforma da Previdência de 2019. Essa proposta fere o pacto federativo, representa um retrocesso social e...

CEPROL Participa do XXVIII Seminário Sul-Brasileiro de Previdência e Discute os Desafios dos Regimes Próprios

(Notícias)

O CEPROL participou, por meio de seu diretor Felipe Diego da Silva, membro do Conselho de Administração do IAPS, do XXVIII Seminário Sul-Brasileiro de Previdência, realizado nos dias 7, 8 e 9 de maio, em Gramado (RS). O evento reuniu especialistas em previdência pública para debater os rumos,...