Edição Especial Ano 01/2022
Editorial:
No dia 1° de Dezembro a primeira revista do CEPROL Sindicato: CEPROL EM AÇÃO será lançada na nossa festa de confraternização de final de ano. Esta edição especial é dedicada ao I CONCEPROL 2022/Plataforma da Educação Municipal Leopoldense 2022. Vamos mostrar nossas AÇÕES e luta por direitos e valorização profissional para qualificar a educação.
Historicamente, a mulher tem sido subjetivada e submetida pela cultura machista, patriarcal, de controle e imposição de poder, traduzida em desigualdades sociais hierarquizantes de gênero. O movimento sindical tem sido protagonista na luta feminista e pelo reconhecimento da mulher como sujeito de direitos. Mesmo tendo conquistado direitos como a educação formal, o voto, o uso de contraceptivos, o lugar no mercado de trabalho, etc., ainda falta muito para se avançar no que tange as desigualdades sociais. Não há isonomia salarial entre homens e mulheres. Além disso, há o grave problema da violência que muitas vezes acabam em feminicídio. No que se refere às mulheres negras e a população LGBTQIA+, os índices de desigualdades sociais e violência são ainda mais alarmantes.
O patriarcado oprime. Essa opressão exige grande resistência das mulheres por liberdade e por sobrevivência. O debate sobre o corpo feminino ainda é um tabu e o direito da mulher de decidir sobre o próprio corpo é uma pauta importante para assegurar a saúde das mulheres, seu bem-estar físico, mental e emocional. É preciso romper com discursos e práticas que tentam nos limitar, nos definir e nos sujeitar. É tempo de sermos protagonistas da nossa própria história!
O feminismo e o movimento sindical têm desempenhado um importante papel na resistência e na organização coletiva das mulheres. São movimentos indispensáveis à mudança das relações de poder que precisamos para construção de uma sociedade com igualdade de gênero, que acolha a diversidade e, consequentemente, democrática e com justiça social.
Por isso, neste 8M, saudamos as mulheres de luta! São essas mulheres fortes e corajosas, que resistem e lutam todos os dias contra o machismo, o racismo e a homofobia, que estão abrindo caminho para a igualdade e para a liberdade de muitas outras mulheres.
COM A PALAVRA A PRESIDENTA DO CEPROL
Cristiane Mainardi
Criado em: 02/05/2024 11:39