Por: CEPROL

Na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto, o Comitê Consultivo Subregional da Internacional de Serviços Públicos (SUBRAC 2025) recebeu participação de Maria Aparecida (Cida) Bento, reconhecida psicóloga, escritora e uma das mais influentes vozes do movimento antirracista no Brasil.
Cida Bento, que é cofundadora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e autora de obras fundamentais como “O Pacto da Branquitude”, “Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo” e “Cidadania em Preto e Branco”, trouxe reflexões profundas sobre o papel estrutural do racismo e os mecanismos de manutenção dos privilégios da branquitude na sociedade.
Sua contribuição destacou a importância do engajamento dos movimentos sindicais na luta contra todas as formas de discriminação, reforçando a necessidade de políticas afirmativas e da inclusão da pauta antirracista e feminista na agenda permanente das entidades de classe.
No final da tarde os comitês temáticos de Mulheres e LGBTQIA+ debateram sobre como pautas identitárias perpassam pelas relações de trabalho no serviço público e sobre estratégias para combater discriminações e promover ambientes mais inclusivos.
Criado em: 27/08/2025 17:39