Por: CEPROL

As direções do CEPROL, 14º Núcleo do CPERS, SIMEV, SISME e SINDSERV Caxias do Sul reuniram-se virtualmente nesta terça-feira (16/09) para dar encaminhamento à campanha unificada em defesa dos serviços públicos envolvendo toda a comunidade.
A reunião alinhou estratégias de uma campanha que surge como resposta a um cenário de tentativas de desmonte sistemático dos serviços (Reforma Administrativa), o aumento da violência, do assédio e da criminalização dos servidores públicos, em especial dos professores.
O objetivo geral da campanha é reverter a narrativa de ódio e desvalorização, posicionando os serviços públicos e seus trabalhadores como pilares essenciais para uma sociedade justa e igualitária. A estratégia passa por conscientizar a população, engajar a comunidade e pressionar o poder público por mais investimentos, valorização e respeito.
Os principais eixos da campanha incluem:
* Levar à população a mensagem de que a defesa da escola, do posto de saúde, do CRAS e de outros equipamentos públicos é fundamental para uma melhor qualidade de vida para todos e todas.
* Demonstrar o elo entre a violência nas escolas e nos serviços públicos, o discurso de ódio e a falta de investimento com a lógica neoliberal de privatização e terceirização.
* Mobilizar famílias, alunos, professores, funcionários e a sociedade civil organizada em defesa do bem comum.
* Desenvolver instrumentos como um protocolo de segurança contra violencia e assédio para exigir ações do poder público e oferecer suporte jurídico, administrativo e de saúde mental aos profissionais vítimas de violência.
* Pressionar parlamentares para barrar a Reforma Administrativa, através da plataforma "Pressionar e Resistir".
Outubro: Mês de Luta e Valorização
Os sindicatos definiram o mês de outubro como o período central de desenvolvimento da campanha. A data não foi escolhida ao acaso: o período celebra o Dia do/a Professor/a (15 de outubro) e o Dia do/a Servidor/a Público/a (28 de outubro).
A campanha será, portanto, uma frente de luta por investimentos, valorização e respeito aos serviços públicos e seus trabalhadores que garantem na prática os direitos mais fundamentais da população (saúde, educação, assistência social).
Acompanhe as redes sociais dos sindicatos e junte-se à essa luta!
Criado em: 17/09/2025 13:06