Por: BERLINDA

Nesta terça-feira (29), na 2ª edição do programa SALA DAS PROFESSORAS na Berlinda o espaço foi para Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, localizada no bairro Santa Tereza.


A EMEF é conhecida pela participação em feiras nacionais e internacionais com trabalhos de Iniciação Científica elaborados pelos alunos. E para falar sobre o assunto, os jornalistas Sônia Bettinelli e Juliano Palinha receberam o diretor Ademir Auler, o professor de história, Marcelo Vasconcellos e os ex-alunos Júlia Peixoto Rodrigues e Pedro da Silva.


Pedro chegou a ir para o Chile com uma pesquisa sobre o uso do chorume como fertilizante para hortas urbanas e a Júlia está se preparando para dia 11 embarcar para Fortaleza onde participará  de uma feira com o trabalho sobre um sistema de irrigação automatizado.


De acordo com o diretor Ademir, atualmente a Iniciação Científica faz parte do currículo escolar, mas foi levado para a EMEF por dois professores do Colégio Aplicação da UFRGS. “Hoje, a partir do 6º ano, todos os alunos têm a disciplina duas vezes por semana, mas todos os alunos participam da feira da escola, até mesmo os pequenos da educação infantil”, contou que completou: “Não são todos que viajam, mas todos aprendem algo novo.”


Já segundo o professor Marcelo, todos os alunos que já tiveram a oportunidade de viajar com um projeto, tornam-se referência para os demais. “Acaba motivando todo mundo e a ideia sempre foi deixar o aluno escolher o assunto porque precisa ser algo que ele se interesse. É desse jeito que saem trabalhos bem construídos. Os projetos que recebem a credencial para as feiras nacionais e internacionais com certeza serão um referencial teórico para os próximos que virão e que vão aprimorar e adicionar novas percepções”, ressaltou.


É 10% de chorume  para um litro de água na hora de regar, mas queríamos isso para a horta caseira então, conseguimos desenvolver o xurume por meio do lixo orgânico e qq um consegue fazer isso em casa


Da horta da escola para o mundo


Tanto Pedro como Júlia tiveram a ideia para os projetos observando a horta da escola. Com o trabalho sobre o uso do chorume como fertilizante, Pedro foi para Pernambuco e depois para o Chile. “Meu cunhado começou a produzir um fertilizante caseiro com lixo orgânico que vinha do restaurante da minha mãe. Foi então que percebi a produção do chorume e pensei como seria regar as plantas com esse líquido. A ideia era desenvolver um fertilizante caseiro para utilizar em hortas urbanas como a da escola ou até mesmo aquelas que criamos em casa”, contou.


Já a Júlia, ao ver a horta da EMEF sem cuidados em função das enchentes de 2024, pensou junto com os colegas de grupo em um sistema automatizado pelo qual é possível iniciar a irrigação a distância por meio de um aparelho como o celular. “A gente utilizou um arduino que é um micro controlador, ou seja, uma placa com entradas e saídas e que dentro dele tem um software que manda as informações para a válvula solenoide instalada na horta”, explicou ela que já se prepara para embarcar. Dia 11, a estudante apresentará o projeto em Fortaleza. “Estamos testando e vendo também como vamos levar o material no avião.”

Por Isabella Belli/ BERLINDA NEWS

Criado em: 30/04/2025 11:54


Categoria: Notícias | Acessado: 235 vezes

Notícias


Teto de Gastos do Prefeito Heliomar

(Notícias)

Limita os investimentos em serviços essenciais, fixando um índice do IPCA acrescido de até 30% do crescimento real da Receita Corrente Líquida (RCL).Na prática, ela impõe um teto rígido de investimentos, independentemente das necessidades sociais ou da expansão dereceitas vinculadas.Caso essa regra estivesse em vigor nos anos anteriores:2023:...

Ceprol - Rádio Berlinda News

(Notícias)

🎙 ACOMPANHE: Ceprol participa da live da rádio Berlinda News📣 Nesta segunda-feira (16), às 9h30, a direção do CEPROL participa da live da rádio Berlinda News para falar sobre o II CONCEPROL e o debate entre os prefeituráveis, que ocorre no segundo dia do...

Em palestra no I Conceprol Ladislau Dowbor

(Notícias)

"Resgatar a Função Social da Economia: uma questão de dignidade humana."Resumo: Estamos enfrentando novos desafios, com a convergência das crises ambientais, da desigualdade, do caos financeiro, da fragilização das democracias. Mas também com novas oportunidades, em particular com os avanços tecnológicos, a sociedade do conhecimento, a conectividade global, o potencial...