Por: CEPROL

Todo mundo gosta de uma boa pegadinha no Dia da Mentira, não é mesmo? Aquelas mentirinhas bobas, como dizer que a aula foi cancelada ou que a prova vai ser surpresa, todo mundo ri e ninguém se machuca. 

O problema é quando as "mentirinhas" deixam de ser brincadeira e viram fake news de verdade, espalhando confusão e até prejudicando as pessoas. 

Na escola, a gente sabe que informação errada pode atrapalhar muito. Já imaginou se um aluno acredita que não precisa mais estudar porque "o governo cancelou o Enem"? Ou se alguém espalha que a vacina faz mal, colocando a saúde de todo mundo em risco? Pois é, essas não são mentirinhas inofensivas – são fake news, e elas podem causar muitos problemas.

Por isso, nós, professores, temos um trabalho importante: ensinar os alunos a separar o que é brincadeira do que é mentira perigosa. 

No Dia da Mentira, a gente pode até rir das pegadinhas, mas também é um bom momento para conversar sobre como checar informações antes de acreditar ou compartilhar. Afinal, na vida real, não dá para ficar esperando o "1º de abril acabar" para descobrir a verdade.

Que tal usar essa data para mostrar que, enquanto algumas mentiras são divertidas, outras podem ser sérias – e que o melhor antídoto contra elas é o pensamento crítico? Assim, no futuro, nossos alunos vão saber quando podem rir... e quando precisam questionar. Porque, no fim das contas, a melhor brincadeira é aprender a não cair em mentira nenhuma!

Criado em: 01/04/2025 10:47


Categoria: Notícias | Acessado: 22 vezes

Notícias


Palestras, atrações culturais e debates

(Notícias)

Tudo começa na ampla diversidade humana. É nas diferenças que formamos a cultura do "nosso" povo brasileiro. Chegamos no futuro, o I CONCEPROL 2022 vem debater esse futuro na educação.O olhar humano dentro do contexto tecnológico que diminui as distâncias e equaliza as diferenças."EDUCAÇÃO PARA UM NOVO TEMPO"Palestras de Márcia...

Março acabou, mas a luta permanece: CEPROL em Ação pela vida das mulheres

(Notícias)

Março é sempre um mês especial para a categoria docente, composta majoritariamente por mulheres. É um período de muita luta, reflexões e oportunidade de avanço nos direitos das mulheres, mas também é o início da Campanha Salarial, que busca a valorização da profissão, melhores condições de trabalho e...

FALCÃO, FUTURO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, RECEBE A DIRETORIA DO CEPROL E ASSINA A CARTA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

(Notícias)

São Leopoldo – Na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, o vereador reeleito Jéferson Falcão – indicado pelo prefeito-eleito Heliomar Franco como o futuro secretário de Educação, a partir de janeiro – recebeu, na Câmara Municipal, a diretoria do CEPROL Sindicato: a presidenta Cristiane Mainardi, o tesoureiro Felipe Diego...