Por: CEPROL

Na tarde desta segunda-feira (11/08), o Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (CEPROL) esteve reunido, de forma virtual, com o Fórum de Equipes Diretivas para tratar de temas centrais da educação e construir ações conjuntas em defesa da escola pública municipal. Todas as escolas da rede estiveram representadas no encontro.
O objetivo da reunião foi ouvir as equipes diretivas sobre as demandas e desafios vivenciados no cotidiano escolar, além de informar as direções sobre as frentes de luta e iniciativas que o sindicato tem encampado em defesa da categoria e da educação pública.
Entre os assuntos discutidos, destacou-se o enfrentamento à violência nas escolas e a urgência de desenvolver ações preventivas, envolvendo toda a comunidade escolar e a sociedade, com o propósito de reforçar que a paz nas escolas começa com o respeito mútuo. Também foi debatida a necessidade de combater a culpabilização das escolas pelos problemas sociais mais amplos e enfrentar os desafios de aprendizagem que afetam os estudantes.
O CEPROL apresentou ainda a divulgação do Plebiscito Popular, que está com votação aberta online. O QR Code da urna virtual será distribuído em cartazes, a serem fixados em locais de circulação nas escolas, para estimular a participação da comunidade pelo fim da escala 6x1, pela taxação dos super-ricos e pela isenção de IR para quem ganha até R$5.000
Outro ponto discutido foi a PEC 32, proposta que ameaça destruir serviços públicos, acabar com a estabilidade e extinguir concursos públicos. O CEPROL alertou sobre os riscos da medida e reforçou a necessidade de mobilização contra sua aprovação.
Além disso, foram discutidas pautas específicas da educação municipal, com o CEPROL reforçando o compromisso coletivo na luta pela defesa da escola pública, pela gestão democrática e pela valorização dos profissionais da educação.
Criado em: 12/08/2025 15:27