Por: CEPROL

Em reunião realizada na última terça-feira (23/09), o Conselho Político do CEPROL Sindicato debateu pautas cruciais para os rumos da educação pública municipal. Os principais temas foram a defesa das escolas, dos serviços públicos, das aposentadorias, da gestão democrática, a urgência de concurso público e outras demandas da categoria.
A reunião iniciou com a discussão sobre as ações dos Sindicatos em Rede, uma iniciativa do CEPROL, em conjunto com sindicatos de municípios vizinhos, para conscientizar a comunidade sobre a importância dos serviços públicos. A Campanha "Defender o serviço público é cuidar de você" é uma resposta aos ataques e violências no ambiente escolar e no serviço público, um fenômeno que atinge todos os municípios e faz parte de um projeto de desmonte que visa justificar reformas que prejudicam os trabalhadores.
O CPS discutiu os riscos da Reforma Administrativa pautada por Hugo Motta, que, apesar de ainda não ter divulgado o texto, já indicou que tem uma linha retirada de direitos de servidores/as. A direção do sindicato marcará presença na marcha contra a Reforma Administrativa em Brasília, no próximo 29 de outubro.
Quanto à questão previdenciária, o CEPROL destacou a saudável situação financeira do IAPS, que torna desnecessária qualquer proposta de reforma da previdência no IAPS.
A reunião também debateu sobre a defesa da gestão democrática, o andamento das eleições para equipes diretivas, além de discutir sobre a importancia e urgencia do Concurso Público para suprir as vagas para o próximo ano letivo.
O CPS manifestou preocupação com o possível fechamento da EMA Pequeno Principe e com os profissionais lotados no local. O sindicato fortalece a realização de Audiência Pública na Câmara de Vereadores.
As mudanças na EJA estiveram em pauta e o CEPROL está articulando um encontro de debates com o Fórum Gaúcho da EJA para construir propostas que correspondam à realidade de São Leopoldo.
Outra discussão foi sobre critérios únicos para concessão de Extensão de Carga Horária, sendo encaminhamento, uma pesquisa com a categoria para elencar os critérios mais relevantes para a ECH.
A reunião do Conselho Político do CEPROL reafirmou o compromisso com a defesa do serviço público e da educação, a luta contra a Reforma Administrativa e da Previdência, a urgência do concurso público.
Mais informações podem ser acessadas no Relatório da reunião encaminhado para as escolas.
Criado em: 24/09/2025 17:53